O que é a densidade da mama?

Índice

O que é a densidade da mama?

O que é a densidade da mama?

A densidade mamária refere-se à composição da mama da mulher, e é dada pela proporção entre o tecido fibroso e glandular (que são o tecido que sustenta as mamas e suas glândulas) e o tecido adiposo (a gordura). O tecido mamário fibroso e glandular visto em uma mamografia é branco.

Por que a densidade mamária é importante?

  • Por que a densidade mamária é importante? Porque o tecido mamário denso pode esconder o câncer de mama.

Por que a densidade mamária está relacionada ao câncer de mama?

  • Diversos estudos já comprovaram que a densidade mamária está associada ao aumento do risco de desenvolver um câncer de mama. Os principais motivos são a predisposição biológica para o câncer e a dificuldade de detectar precocemente os tumores por meio da mamografia.

Como diminui a densidade mamária durante a gravidez?

  • A densidade mamária diminui um pouco a cada gravidez. Assim, quanto mais filhos uma mulher tiver, menos densidade tendem a ter as suas mamas. Um dos mecanismos que pode ter influência nesta relação prende-se com as alterações que ocorrem nos tecidos mamários durante a gravidez.

Qual a diferença entre baixa e baixa densidade mamária?

  • Baixa densidade mamária significa que existe uma maior quantidade de gordura (escura na imagem) em relação ao tecido glandular e fibroso (branco na imagem) – imagem da esquerda, ACR1. Alta densidade mamária significa que existe uma maior quantidade de tecido glandular e fibroso (branco na imagem) – imagem da direita, ACR4.

Postagens relacionadas: