O que é alteridade em ensino religioso?

Índice

O que é alteridade em ensino religioso?

O que é alteridade em ensino religioso?

Alteridade significa ser capaz de enxergar o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. ... A noção de outro ressalta que a diferença constitui a vida social, à medida que esta se efetiva através das dinâmicas das relações sociais.

Qual a relação da alteridade com a religião?

No mundo existem cristãos protestantes, cristãos espíritas, muçulmanos, hindus, candomblecistas etc. A alteridade reside, nesse exemplo, no fato de que você deve reconhecer a história e a individualidade de cada pessoa e respeitar a escolha religiosa dela sem prejulgá-la.

O que é pluralismo no ensino religioso?

Pluralismo religioso é uma condição observada em sociedades nas quais não ocorre a hegemonia de uma única religião, ou a hegemonia religiosa tende a desaparecer. Pode ser considerado uma consequência da democratização das sociedades, considera todos os sujeitos religiosos como legítimos.

O que é a pluralidade religiosa no Brasil?

A pluralidade religiosa existente no Brasil permite um sem número de crenças e cultos. ... Uma Sociedade plural com diversidade de pessoas, raças, cores e crenças baseia-se, necessariamente, numa relação harmônica e livre, garantindo o exercício dos direitos sociais e individuais.

Como acontece o pluralismo religioso em sala de aula?

A reflexão teológica do pluralismo religioso servirá como base para a discussão sobre a prática do diálogo inter-religioso no ambiente escolar, enquanto compreensão de que todas as religiões são autônomas em relação à salvação e tem suas próprias verdades, propondo a valorização e o respeito a todas as religiões.

Quais são os procedimentos para a definição do ensino religioso?

  • § 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. § 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.

Qual a maneira de ministrar o ensino religioso?

  • Desta forma, o ensino religioso pode ser ministrado de duas maneiras: A confessional, quando se ministra informações exclusivamente de uma determinada religião ou a plurirreligiosa ou interconfessional, quando se ministra informações sobre os principais grupos religiosos.

Por que o ensino religioso é facultativo?

  • A Constituição Federal de 1988 afirma que o Brasil é um estado laico e que, portanto, não pode promover ou defender doutrinas de qualquer religião. Por esta razão, a disciplina do ensino religioso é facultativa, ou seja, ninguém pode ser obrigado a cursá-la e ela também não tem influência no desempenho escolar do aluno.

Qual o foco do ensino religioso na Escola?

  • Do ponto de vista da escola como uma instituição pluralista, o foco do ensino religioso visa o despertar da religiosidade nos alunos, desde a infância à adolescência. Porém, esta é uma prática que também pode ocorrer no ambiente doméstico.

Postagens relacionadas: