Qual é a função das plaquetas no sangue?

Índice

Qual é a função das plaquetas no sangue?

Qual é a função das plaquetas no sangue?

As plaquetas desempenham papel essencial no processo de formação do tampão plaquetário, sendo fundamental para evitar grandes sangramentos, sendo, por isso, importante que a quantidade de plaquetas circulante no organismo esteja dentro dos valores normais de referência.

O que são as plaquetas?

As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células sanguíneas incolores que ajudam na formação do coágulo sanguíneo. Estas células param o sangramento, aglomerando-se e formando uma espécie de rede nas lesões dos vasos sanguíneos.

Quais são as características das plaquetas?

As plaquetas possuem formato discoide a irregular, diâmetro médio de 2,6 µm e uma estrutura extremamente complexa. Apesar de não serem células completas, elas apresentam algumas organelas e são ricas em ATP.

Qual a composição conteúdo da plaqueta e qual sua função?

As plaquetas disponibilizam um fosfolipídeo (fator plaquetário III), que atua como receptor do fator de coagulação. A superfície fosfolipídica das membranas das plaquetas agregadas também serve para fornecer uma superfície usada pelos fatores de coagulação ativados concentrados para promover a coagulação.

O que pode causar a diminuição das plaquetas no sangue?

No entanto, existem diversas situações que podem causar a diminuição da quantidade de plaquetas, como por exemplo infecções, como a dengue, uso de remédios, como heparina, doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica e, até mesmo, câncer.

Qual a principal função e característica das plaquetas?

As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.

Quais são as características das plaquetas?

  • Características das plaquetas. As plaquetas possuem formato discoide com, aproximadamente, 2 a 4 μm de diâmetro e estrutura interna complexa que se comunica com o meio externo através de um sistema canicular aberto que garante a liberação de moléculas que ficam armazenadas nas plaquetas.

Por que as plaquetas não são uma célula?

  • As plaquetas, também chamadas de trombócitos, fazem parte desse tecido e, diferentemente do que muitos pensam, não são uma célula. Trata-se, na verdade, de fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos, células multinucleadas de grande tamanho encontradas na medula óssea vermelha.

Quais são as plaquetas no sangue?

  • São constituídas na sua maioria por proteínas e em menor medida por lipídios, são muito pequenas e não duram mais de 7 a 10 dias na sua corrente sanguínea. As plaquetas são os elementos mais abundantes no sangue depois dos eritrócitos, aproximadamente entre 150.0.000 por microlitro.

Como ocorre a ausência de plaquetas?

  • As plaquetas são fundamentais para o processo de formação do tampão plaquetário durante a resposta normal à lesão vascular. Na ausência de plaquetas, podem ocorrer vários vazamentos espontâneos de sangue em pequenos vasos, o que pode comprometer o estado de saúde da pessoa.

Postagens relacionadas: