Quais são os tipos de prova admitidos no processo do trabalho?

Quais são os tipos de prova admitidos no processo do trabalho?

Quais são os tipos de prova admitidos no processo do trabalho?

Assim, são meios de prova aqueles previstos em lei, trabalhista ou civil, processual ou material. Enumeremos esses meios de prova, que são o depoimento pessoal, testemunhas, documentos, perícias e inspeções judiciais. O depoimento das partes é um dos meios de prova do processo.

Quais fatos serão objeto de prova no processo do trabalho?

369 do CPC. O objeto da prova são os fatos, pois o Direito deve ser conhecido pelo juiz (juria novit curia), exceto as exceções do art. 367 do CPC. O fato a ser provado deve ser relevante e pertinente ao esclarecimento do processo, ou seja, que possa influir na convicção do juiz.

De quem é o ônus da prova no processo trabalhista?

O ônus da prova incumbe: I - ao reclamante, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao reclamado, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do reclamante.

Qual o principal princípio que rege as provas no processo do trabalho?

O Princípio da aptidão para a prova diz que a prova deverá ser apresentada pela parte que apresenta melhores condições de produzi-la, mesmo que os fatos tenham sido alegados pela parte contrária.

Como provar na Justiça do trabalho?

Em síntese, cabe ao autor provar as alegações dispostas na petição inicial, da mesma forma como cabe ao réu provar as alegações contidas na defesa. A inversão do ônus da prova pode ser convencionada pelas partes ou determinadas pelo juiz (art. 373, § 3º, do CPC).

Como ter provas para processo trabalhista?

As provas devem ser obtidas pelas partes através de arquivo de todos os documentos que dizem respeito à relação de trabalho havida. Em alguns casos pode ser interposta uma ação para produção antecipada de prova, conforme artigo 381 do CPC.

O que é o ônus da prova no processo do trabalho?

O ônus da prova é uma regra de julgamento. Desse modo, uma vez produzidas as provas, deve o juiz do Trabalho ao julgar de acordo com a melhor prova, independentemente da parte que a produziu.

Quando o ônus da prova é do empregador?

ÔNUS DA PROVA. Nos termos da Súmula nº 338, I, do TST, "é ônus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, § 2º, da CLT.

Quais são as provas testemunhais no direito do trabalho?

  • O Direito do Trabalho é um pouco diferente das outras áreas quanto a esse tema, porque aqui as provas testemunhais tem bastante peso, sendo muitas vezes decisivas para o convencimento do juiz. As partes podem convidar 2 testemunhas se o processo correr no rito Sumaríssimo e 3 testemunhas se for no rito Ordinário.

Quais são os meios de prova?

  • Meios de prova: Se as partes não celebrarem acordo, iniciar-se-á a instrução do processo (art. 848, CLT ). Todos os meios de provas são legítimos, ainda que não expressos no CPC. A CLT não trata de todos eles, e aí, quando não tratar, aplica-se o CPC.

Qual o momento da prova?

  • Momento da prova: durante a audiência Una ou a de Instrução (raramente ocorre na audiência Inicial ). O Direito do Trabalho é um pouco diferente das outras áreas quanto a esse tema, porque aqui as provas testemunhais tem bastante peso, sendo muitas vezes decisivas para o convencimento do juiz.

Postagens relacionadas: