Quais são as quinolonas?

Quais são as quinolonas?

Quais são as quinolonas?

As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.

Qual o mecanismo de ação da quinolonas?

O mecanismo de ação ocorre quando, as quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, ocorrendo assim, a morte da bactéria. Os principais alvos na ação dessas drogas são a inibição de atividades das enzimas DNA girase (Topoisomerase II) e da topoisomerase IV.

Quais os antibióticos enquadrados nas quinolonas e seus efeitos colaterais?

As Quinolonas e Fluoroquinolonas (Ciprofloxacina, Levofloxacina, Lomefloxacina, Moxifloxacina, Norfloxacina, Ofloxacina, Pefloxacina, Prulifloxacina e Rufloxacina) podem causar efeitos duradouros, incapacitantes e potencialmente permanentes envolvendo tendões, músculos, articulações e sistema nervoso.

Quais são as fluoroquinolonas?

As fluoroquinolonas são divididas em 2 grupos, considerando-se o espectro antimicrobiano e a farmacologia: Grupo mais antigo: ciprofloxacino, norfloxacino e ofloxacino. Grupo mais recente: delafloxacino, gemifloxacino, levofloxacino e moxifloxacino.

Qual a principal diferença entre as primeiras quinolonas e as Fluorquinolonas atuais?

Assim, o Ácido Nalidíxico é o primeiro membro da classe e representa as quinolonas de primeira geração. Já a denominação Fluorquinolonas deriva da adição de Flúor às moléculas básicas e caracteriza as quinolonas de segunda geração, representadas pela Norfloxacina, Ciprofloxacina e Ofloxacina no Brasil.

Quais os benefícios para o paciente no tratamento com antibióticos da classe das quinolonas?

Apesar destas advertências, as quinolonas ainda são uma das classes de antibióticos mais prescritos no mundo. O largo espectro de ação e excelente biodisponibilidade torna as quinolonas uma excelente opção de tratamento para diversar síndromes infecciosas de alta frequência na população geral.

Qual o mecanismo de ação da ciprofloxacino?

O ciprofloxacino, antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da função da DNA- girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microorganismos.

Como Rifamicinas e quinolonas matam bactérias?

Possuem atividade bactericida, matando os alvos bacterianos. Atuam inibindo a ação das subunidades “A” da DNA-girase ou topoisomerase II, enzima que atua na divisão celular, sendo responsável pela divisão da cadeia de DNA.

Qual o principal uso das fluoroquinolonas?

As quinolonas e fluoroquinolonas são grupos relacionados de antibióticos, derivados do ácido nalidíxico, usados no tratamento das infecções bacterianas.

Quais as principais indicações e Contra-indicações das quinolonas?

Indicações das Quinolonas As principais são: Infecções no trato genito-urinário – pode ser utilizada para o tratamento de infecções urinárias não complicadas até pielonefrites graves ou prostatites. Também possui ação contra bactérias que afetam o trato genital, como a Chlamydea trachomatis e Mycoplasma hominis.

Qual o mecanismo de ação da quinolona?

  • É precisamente nesta parte do processo que as quinolonas exercem seu mecanismo de ação. A quinolona é interposta entre o domínio de ADN e ligase de topoisomerase II, que estabelece ligações com ambas as estruturas moleculares que literalmente "LOCK" prevenir a enzima para se juntar ADN. Fragmentação da cadeia de DNA

Por que as quinolonas são contra-indicadas?

  • São contra-indicadas em crianças que estão em fase de crescimento, por provocar o fechamento das placas epifisárias. Interações medicamentosas. A absorção das quinolonas é significativamente reduzida quando administradas em associação com suplementos contendo ferro ou zinco, além do sucralfato, hidróxido de alumínio ou magnésio.

Quais são as quinolonas mais tóxicas?

  • As fluoroquinolonas apresentam um átomo de flúor não observado nas quinolonas. Ambas formam o grupo de antibióticos mais tóxico atualmente em uso com mais de 40% dos usuários sofrendo de efeitos colaterais.

Qual a diferença entre quinolonas e penicilina?

  • Esta diferença de antibióticos clássicos, tais como penicilina, onde toda a molécula (penicilina) ou grande parte dela (penicilinas semi-sintéticas) é produzido por um ser vivo (no caso de penicilina, um fungo). As quinolonas estão em uso desde os anos 60 do século XX e evoluíram ao longo das décadas.

Postagens relacionadas: