São exemplos de receitas correntes exceto?

Índice

São exemplos de receitas correntes exceto?

São exemplos de receitas correntes exceto?

São exemplos de receitas correntes, EXCETO:

  • Receita tributária.
  • Transferências intergovernamentais.
  • Receita agropecuária.
  • Receita da dívida ativa proveniente de amortização de empréstimos e financiamentos.
  • E. Transferências para combate à fome.

O que apresenta uma receita orçamentária seja ela corrente ou de capital?

a) Receitas correntes: são aquelas receitas públicas que se esgotam dentro do período anual, como os casos das receitas e impostos que se extinguem no decurso da execução orçamentária. Compreendem as receitas tributárias, patrimoniais, industriais, entre outras.

O que são receitas públicas originárias?

a) Receitas públicas originárias: também chamadas de receitas não tributárias, são as que decorrem da exploração do bem público. ... São os tributos (com exceção dos empréstimos compulsórios, pois estes constituem entradas provisórias) e as penalidades (pecuniárias - multa - ou não - perdimento e apreensão de bens etc.).

É exemplo de receita de capital?

As receitas de capital são: Operações de Crédito, Alienação de Bens, Amortização de Empréstimos, Transferências de Capital, outras Receitas de Capital. ... É a grande fonte de receita do Distrito Federal e dos Estados.

O que é uma receita patrimonial?

Os bens da União pertencem a todos os brasileiros. Os recursos arrecadados dessa forma são conhecidos como “receitas patrimoniais”. ... Tais receitas não são tributos, mas sim contraprestações devidas pelos particulares pelo uso privilegiado de bens que são de todos.

Quais são as receitas originárias?

Corresponde às rendas, como os foros, laudêmios, aluguéis, dividendos, participações (se patrimoniais) e às tarifas (quando se tratar de rendas industriais).

Quais são as receitas correntes e de capital?

Classificam-se como correntes as receitas provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a ...

O que são receitas públicas correntes e de capital?

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.

Qual a receita de despesas correntes?

  • É constituída pelas receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

Qual a vantagem da receita recorrente?

  • Outra vantagem da receita recorrente é que a inadimplência tende a reduzir. Isso porque clientes já reservam uma quantia X por mês para realizar o pagamento. Se ele for feito via cartão de crédito, a inadimplência pode atingir o valor de 0%, já que o pagamento recorrente é realizado automaticamente.

Qual a forma de recebimento da receita?

  • - Qualquer que seja a forma de recebimento da receita, quando for anteriormente reconhecido um direito, mesmo com valor estimado, deverá haver registro do crédito a receber precedido do recebimento. No momento do recebimento deverá haver registros simultâneos de baixa dos créditos a receber e do respectivo recebimento.

Qual a fonte da receita?

  • Fontes da receita: Segundo Carvalho (2006), é a origem, procedência da receita e é utilizada para indicar como são financiadas as despesas. Estas fontes podem ser: - Recursos de outras fontes.

Postagens relacionadas: