O que é ritmo sinusal no exame Holter?

Índice

O que é ritmo sinusal no exame Holter?

O que é ritmo sinusal no exame Holter?

Ritmo sinusal corresponde ao ritmo organizado normal. As arritmias descritas, de forma rara, como no seu laudo, não estão associadas isoladamente a doenças graves. Mas você deve marcar retorno com o médico que solicitou seu Holter para interpretar o resultado em conjunto com seu quadro clínico e seu histórico de saúde.

O que significa um ritmo sinusal?

Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração, indicando que os batimentos são conduzidos de forma saudável. A palavra “sinusal” faz referência ao local onde nascem os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater, chamado nodo ou nó sinusal.

Qual o resultado do exame de Holter?

  • O exame apresenta resultado dentro dos parâmetros da normalidade, porém é preciso levar para avaliação do médico que o solicitou, pois além desses dados, podem haver outras informações importantes para o seu caso. No exame de holter, o resultado descreve os parâmetros para análise do cardiologista que o solicitou.

Como funciona o Holter?

  • Como o Holter é um aparelho eletrônico, é proibido colocá-lo em exposição direta à água durante o seu uso, como chuveiro e piscina, por exemplo. Em um resultado considerado normal, os batimentos cardíacos devem variar de por minuto. Além disso, a duração e a qualidade de cada onda elétrica também são avaliadas.

Como os artefatos técnicos prejudicam o diagnóstico de doenças cardiovasculares?

  • Os artefatos técnicos presentes nos registros de eletrocardiograma prejudicam a correta análise do traçado e induz o especialista a errar no diagnóstico. As consequências de laudos de eletrocardiograma errados devido a artefatos técnicos são desastrosas, ainda mais em se tratando de doenças cardiovasculares.

Quais são as principais implicações dos artefatos técnicos no eletrocardiograma?

  • As principais implicações dos artefatos técnicos vistos no eletrocardiograma: O Cardiologista deixa de ver uma doença porque os artefatos técnicos esconderam; Se o paciente tem um infarto agudo e o Cardiologista não viu porque os artefatos técnicos esconderam, este paciente liberado morre em casa;

Postagens relacionadas: