Qual é a origem da arte do cordel?

Índice

Qual é a origem da arte do cordel?

Qual é a origem da arte do cordel?

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

Quantas Artes envolve o cordel?

O cordel está intimamente associado à xilogravura, de forma que imagem e texto se relacionam constantemente. Conta-se que antigamente, as pessoas compravam os “folhetos” pelas ilustrações de suas capas, isto é, mesmo não tivessem o domínio da linguagem escrita, por meio da linguagem visual escolhiam seus livretos.

Como os artistas registram a arte do cordel?

A xilogravura no Cordel Como eu disse no começo, outra característica importante dos cordéis são as ilustrações da capa, geralmente feitas na técnica da xilogravura. Só pra relembrarmos, a xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens e textos que utiliza uma chapa de madeira como matriz.

Como é confeccionada as gravuras de cordel?

De forma simples, a xilogravura é uma técnica em que o artista entalha a madeira, pinta as suas partes elevadas e, por fim, pressiona a madeira em papel ou tela.

Qual é o nome do cordel?

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Quais são os artistas de cordel?

  • Apesar de ser uma expressão popular e coloquial, o cordel possui uma métrica específica, com o emprego de versos, e requer também o uso de rimas. Sendo assim, é necessário muita criatividade, técnica e sagacidade para ser um bom cordelista. São muitos os artistas de cordel no nordeste brasileiro.

Qual a origem do termo cordel?

  • O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.

Quais são as principais características da literatura de cordel?

  • Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas. Em relação à linguagem e o conteúdo, a literatura de cordel tem como principais características:

Quais são os poemas de cordel?

  • Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Postagens relacionadas: