Qual é a articulação escapulotorácica?

Qual é a articulação escapulotorácica?

Qual é a articulação escapulotorácica?

A articulação escapulotorácica é fisiológica, com estruturas neurovasculares, musculares e bursais que permitem um movimento harmonioso da escápula no tórax. São 17 os músculos que se fixam ou têm origem na escápula. Esse osso tem duas funções principais relacionadas ao movimento do ombro.

Porque é que a articulação escapulotorácica é falsa?

Consideramos a articulação escapulotorácica como uma falsa articulação ou articulação funcional. Ela não é composta por uma união de ossos, mas sim pela escápula e musculaturas relacionadas. Além de não existir uma união de ossos, ela também não apresenta ligações feitas por estruturas cartilaginosas.

Quais movimentos ocorrem na articulação escapulotorácica?

Os movimentos permitidos pela articulação escápulo-torácica são adução, abdução e rotação da escápula, além do movimento de elevação e depressão.

Onde fica a articulação escapulotorácica?

2.2.3 ARTICULAÇÃO ESCAPULOTORÁCICA A escápula está ligada ao tórax por meio da articulação escapulotorácica. Trata-se da região entre a escápula e a parede torácica, podendo a escápula se movimentar tanto no plano sagital quanto no frontal em relação ao tronco (HALL, 2000).

Qual o tipo da articulação esternoclavicular?

A articulação esternoclavicular está localizada entre a ponta medial da clavícula e o manúbio (parte superior) do esterno. ... Ela é uma é uma pequena articulação sinovial entre a ponta lateral da clavícula e o acrômio da escápula.

O que é uma articulação verdadeira?

As articulações fibrosas e cartilaginosas tem um mínimo grau de mobilidade. Assim, a verdadeira mobilidade articular é dada pelas articulações sinoviais. Estes movimentos ocorrem, obrigatoriamente, em torno de um eixo, denominado eixo de movimento.

Quais os movimentos que a articulação Glenoumeral realiza?

Por um lado eles fixam a cabeça umeral ao soquete; por outro lado eles executam diferentes movimentos. Eles permitem tanto a rotação interna quanto a externa da cabeça umeral e além disso a abdução, adução e retroversão.

Quais as funções da articulação Escapulotorácica?

As principais funções da articulação escapulotorácica é guiar a glenoide para um contato ótimo com o braço em movimento, acrescentar amplitude de elevação do braço e proporcionar uma base estável para o rolamento e deslizamento controlados da superfície articular da cabeça umeral.

Qual a relação entre a articulação escápula e clavícula?

  • ARTICULAÇÃO ESCAPULO-TORÁCICA A relação entre essas articulações se deve pelo fato de que a escápula é unida pelo acrômio na extremidade lateral da clavícula pela articulação acromioclavicular. A clavícula por sua vez, está unida ao esqueleto axial no manúbrio (parte do osso esterno) via articulação esternoclavicular.

Qual a função da escápula na articulação do ombro?

  • Durante a elevação do braço na articulação do ombro há um grau de elevação escapulotorácica para cada dois graus de elevação do ombro. A segunda função da escápula e facilitar uma alavanca maior para os músculos que se inserem nesse osso.

Qual a principal sustentação da articulação?

  • Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e possui um disco fibrocartilaginoso. Ela é reforçada por três ligamentos: interclavicular, costoclavicular e esternoclavicular, sendo que o ligamento costoclavicular é a principal sustentação para a articulação.

Quais são os movimentos permitidos pela escápula?

  • Os movimentos permitidos pela articulação escápulo-torácica são adução, abdução e rotação da escápula, além do movimento de elevação e depressão. Esta articulação está localizada entre a clavícula e o acrômio, que é um osso da escápula.

Postagens relacionadas: