Como geralmente é entendido a arte abstrata ou abstracionismo?

Índice

Como geralmente é entendido a arte abstrata ou abstracionismo?

Como geralmente é entendido a arte abstrata ou abstracionismo?

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

Qual a origem da arte abstrata?

  • A arte abstrata existe há mais de 100 anos. Os artistas começaram a criar objeções simplificadas com pouca ou nenhuma referência ao mundo “real”. A arte abstrata moderna, que conhecemos hoje pode ser atribuída ao impressionismo, pós-impressionismo e cubismo. Todos os três ajudaram a perceber a ideia de que a arte poderia não ser representativa.

Quais são os maiores representantes da arte abstrata no Brasil?

  • Dentre os maiores representantes da arte abstrata no Brasil estão: Segundo suas características formais, existem duas vertentes do abstracionismo, a saber: Também chamado de "Abstracionismo Informal ou Lírico", essa vertente foi influenciada pelo expressionismo e fauvismo.

Qual a inspiração para a arte abstrata?

  • A história dividiu a arte abstrata em dois grupos centrais, o abstracionismo expressivo e o abstracionismo geométrico. O primeiro grupo teve como inspiração o fauvismo e seu maior representante foi Kandinsky, já o segundo grupo teve como maior influenciador a matemática e Malevich como precursor.

Quais são as tendências da arte abstrata?

  • Entre elas: Suprematismo; Construtivismo; Neoplasticismo ou De Stijl, Concretismo, Neoconcretismo. Pioneiro holandês da arte abstrata, que desenvolveu desde o início da paisagem até trabalhos abstratos geométricos do tipo mais rigoroso. Suas telas foram pintadas a partir de cores puras e vivas e linhas retas.

Postagens relacionadas: