Qual a diferença entre arte e pichação?

Índice

Qual a diferença entre arte e pichação?

Qual a diferença entre arte e pichação?

O grafite é uma arte que é baseada em desenhos: todas as letras e figuras que sãoutilizadas na pintura são pensada e elaboradas, para que representem aquilo que o artista quer mostrar. A pichação é o ato de escrever ourabiscar e por isso é considerada vandalismo e contestada por muitas pessoas.

Qual é o conceito de pichação?

As pichações são expressões gráficas pintadas em muros e edificações das cidades. Podem ser palavras, textos ou mesmo imagens. Considerada crime no Brasil, a pichação é utilizada como forma de expressão de grupos marginalizados da sociedade, em especial, jovens das favelas.

Qual a diferença entre arte grafite e pichação?

A principal diferença é que a pichação advém da escrita, enquanto o grafite está diretamente relacionado à imagem.

Porque pichação é crime e grafite não?

Então, pichação é crime? Sim. ... Já o grafite, segundo o parágrafo §2, não é considerado crime caso tenha o objetivo de valorizar um patrimônio, seja ele público ou privado, desde que a prática seja aprovada pelo proprietário, no caso de um bem privado, ou pelo órgão responsável, se for um bem público.

Quando grafite é crime?

De acordo com a Lei 12.408, o grafite deixou de ser considerado crime desde que ocorra com o consentimento do proprietário, e "com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística".

Qual o estilo das pichações de São Paulo?

  • O estilo das letras, a forma, o jeito com que elas são escritas são lindos. Adoro ver no alto dos prédios aquelas pichações enormes, com letras enfumaçadas. Tento imaginar quem fez, como fez e o que passou pela cabeça dele enquanto fazia. Pouca gente sabe, mas o estilo de letras criado pelos pichadores de São Paulo é cultuado na Europa.

Qual o problema da pichação?

  • Outro problema apontado é a não autorização da pichação pelo órgão ou empresa privada responsável pelo local a ser pichado. Então muitas vezes os locais são pichados, sem o prévio consentimento do responsável.

Quais são os pichadores de São Paulo?

  • Pouca gente sabe, mas o estilo de letras criado pelos pichadores de São Paulo é cultuado na Europa. Existem livros na Alemanha que tratam exclusivamente da bela grafia das pichações paulistanas, com fotos e textos analíticos sobre o assunto. Creio que ao lado dos motoboys, os pichadores são o que há de mais representativo e genuinamente paulistano.

Qual a pena do crime de pichação?

  • A pena para o crime de pichação é de 3 meses a 1 ano de detenção e multa e é maior nos casos em que o crime é cometido em monumentos tombados, devido ao seu valor histórico ou arqueológico. Apesar da lei determinar a pena de prisão, é comum os juízes aplicarem penas alternativas para os infratores.

Postagens relacionadas: