Como Platão e Aristóteles teorizam a arte?

Índice

Como Platão e Aristóteles teorizam a arte?

Como Platão e Aristóteles teorizam a arte?

Filosofar sobre a natureza da arte começa, como tantas outras coisas em filosofia, com Platão. ... O que Platão disse sobre a arte é que a arte é imitação. Esta afirmação não pode ser uma definição da arte, dado que, entendendo-a como uma definição, identifica a arte com a imitação, mas nem toda a imitação é arte.

O que é estética na?

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

Quais são as ideias de Platão?

  • Assim, tanto os seres da natureza quanto os homens são cópias sensíveis de modelos originais inteligíveis. É a partir disso que Platão faz sua crítica à arte. Cada ser particular participa das ideias (a participação é a relação entre o todo e as partes) sem se confundir com elas, que são, pois, absolutas.

Qual a sua concepção de arte?

  • Platão tinha outra concepção de arte, que nesse quesito ele designa ser arte tudo aquilo que se refira a uma ação muito tecnicamente bem feita que se estende a muitas áreas como a politica, a marcenaria, etc.

Como o filósofo critica as obras de arte que se limitam a natureza?

  • O filósofo critica as obras de arte que se limitam “copiar” a natureza, já que elas acabam afastando o homem da real Beleza, que é aquela existente no mundo das ideias. Essas questões influenciaram, por muito tempo, em maior ou menor intensidade, a produção artística ocidental.

Postagens relacionadas: