O que é arte rupestre e o que ela representa?

Índice

O que é arte rupestre e o que ela representa?

O que é arte rupestre e o que ela representa?

Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas.

Onde são feitas as pinturas rupestres?

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. ... Eles também acreditavam que poderiam matar um animal que fosse desenhado ferido mortalmente em uma caverna.

Por que a arte rupestre surgiu?

  • Além das rochas, também era comum o registro de desenhos em ossos e madeiras. Alguns pesquisadores acreditam que o controle e uso do fogo pelo homem foi essencial para que a arte rupestre surgisse, pois os seres humanos passaram a ter uma maior comodidade e segurança, dando espaço para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e criativas.

Qual a importância do estudo da arte rupestre?

  • A importância do estudo da arte rupestre deve-se não tanto à interpretação das figuras em si, mas antes à possibilidade de obter um entendimento dos motivos e contextos que levaram uma comunidade a usar muito do seu tempo e esforço na execução da dita arte.

Qual a origem da pintura rupestre?

  • Na pintura rupestre é predominante a representação de figuras humanas e de alguns animais, principalmente em situações cotidianas, como a caça, a refeição, o acasalamento, e etc. Uma das teorias que justifica o motivo dos seres humanos pré-históricos de fazerem estes desenhos é a de que eles acreditavam no "poder das imagens".

Qual a origem da palavra rupestre?

  • A palavra rupestre tem origem francesa e significa “pintura, traço ou gravação sobre rocha”, assim, as manifestações que se encaixam nesse tipo de arte são as pinturas e gravuras em cavernas ou em locais abertos. Considera-se que essas expressões eram realizadas, na maior parte, com intuitos ritualísticos.

Postagens relacionadas: