Onde fica a articulação tibiotársica?

Índice

Onde fica a articulação tibiotársica?

Onde fica a articulação tibiotársica?

Em anatomia, chama-se tornozelo, tibio-társica à articulação entre a perna e o pé dos mamíferos e, em geral, de muitos vertebrados tetrápodes. O tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: tíbia, fíbula e tálus.

O que é artrose tibiotársica?

O que é a Artrose tibiotársica ou do tornozelo? É muito rara e ocorre principalmente devido a um antigo traumatismo (deslocação ou fratura) da perna ou do pé. Normalmente associa-se Artrose aos joelhos, anca e pulsos mas pode também ocorrer no tornozelo.

O que é radiografia de articulação?

O que é? Consiste na realização de procedimento utilizando a técnica de exame de imagem com raios x em uma região do corpo humano. Um feixe heterogêneo de raios x é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto.

Onde se localiza o maléolo?

Maléolos são proeminências ósseas que existem nos ossos da tíbia e da fíbula. Cada maléolo possui um sulco maleolar e uma face articular maleolar. A tíbia possui o maléolo medial que se articula com o osso tálus na sua face maleolar medial.

Como reverter a artrose?

“O objetivo do tratamento da artrose está na melhora da qualidade de vida e da função articular do paciente e é baseado na mudança dos hábitos, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura, realização de alongamentos e fortalecimentos musculares, uso de condroprotetores orais, infiltrações/ ...

O que é uma radiografia simples?

Uma radiografia simples é um exame de imagem que tira uma fotografia do interior do corpo. Ela usa uma baixa dose de radiação de raios-X. A radiografia mostra partes do corpo de acordo com a sua densidade (solidez).

Qual a entorse da articulação tíbio-esquelética?

  • A entorse da articulação tíbio-társica é referida em toda a bibliografia como a lesão músculo-esquelética mais comum, perfazendo um total de 15% a 25% de todas as lesões traumáticas.

Qual a função da porção articular superior?

  • Sua principal função é permitir a dorsiflexão e flexão plantar. A porção articular superior é composta por três ossos: A tíbia e a fíbula formam o que é chamado de “mortise do tornozelo”, que consiste nos maléolos medial e lateral.

Qual a anatomia da porção articular inferior do tornozelo?

  • A anatomia óssea da porção articular inferior do tornozelo é menos complexa, já que ela consiste basicamente em duas partes. Os seguintes ossos formam a porção articular inferior. Aprender anatomia não é fácil, exige esforço e dedicação.

Quais são os ligamentos da articulação do tornozelo?

  • A anatomia dos numerosos ligamentos da articulação do tornozelo é bastante interessante. Por exemplo, a sindesmose é uma localização comum de lesões. Os ligamentos da sindesmose consistem do ligamento talofibular (taloperoneal) anterior na parte ventral e do ligamento talofibular (taloperoneal) posterior na parte dorsal da porção distal da perna.

Postagens relacionadas: