Quais as principais causas e fatores de risco para a asfixia perinatal?

Índice

Quais as principais causas e fatores de risco para a asfixia perinatal?

Quais as principais causas e fatores de risco para a asfixia perinatal?

Dentre os fatores de risco para a asfixia perinatal, a literatura mostra menor idade materna, prematuridade, menor peso ao nascimento (< 2500g), antecedente de natimortalidade, primiparidade, ameaça de parto prematuro, intercorrência clínica e assistência pré-natal de baixa qualidade6.

O que é asfixia em bebê?

A asfixia ocorre quando há falta de oxigenação no cérebro e nos órgãos do bebê. Ela pode levar à morte ou deixar graves sequelas. Em grande parte dos casos, pode ser evitada, com um bom acompanhamento no pré-natal para avaliar a saúde da gestante e o desenvolvimento do feto e com atenção no parto, monitorando o bebê.

O que significa asfixia Perimetral?

Situação acontece quando há falta de oxigenação no momento do nascimento. Dentre alguns dos problemas que mais aterrorizam mães e equipe médica quando o assunto é nascimento, está a asfixia perinatal, que chega a atingir cerca de 3% dos recém-nascidos e, no Brasil, mata, aproximadamente, 15 bebês todos os dias.

O que é asfixia intraparto?

A asfixia intraparto implica obrigatoriamente em hipóxia fetal com conseqüente hipercarbia que, quando prolongada, levarà à acidose metabólica, compensada (com pH do sangue umbilical normal) ou descompensada (com pH do sangue umbilical reduzido) (ACOG COMMITTEE OPINION, 1996; SOUZA 2003 apud MARLOW, 1992).

Como evitar sufocamento do bebê?

Para evitar sufocamento ou asfixia, sempre coloque seu bebê para dormir em um colchão firme ou superfície em um berço. Tudo o que o berço do seu bebê precisa é o lençol adequado - não coloque cobertores, colchas, travesseiros, brinquedos de pelúcia ou amortecedores no berço do bebê.

Qual o risco de asfixia durante o parto?

  • O risco de asfixia durante o trabalho de parto, parto e primeiros minutos de vida é muito elevado, pois o recém-nascido deve adaptar-se à vida extrauterina, com alteração das vias circulatórias.

Qual é o início da asfixia?

  • O início da asfixia é marcado por aumento da frequência respiratória, cardíaca e pressão arterial. Se o processo asfíxico persiste, ocorre parada dos movimentos respiratórios, com queda da frequência cardíaca e, ainda, manutenção da pressão arterial – é a fase de apneia primária.

Será que o bebê sofreu asfixia?

  • Se os médicos notarem, somente no momento do parto, que o recém-nascido sofreu asfixia, é possível que esse bebê não chore e não se mexa. Aliás, uma característica fundamental é que seu corpo parece laxo. Tanto em uma situação, como na outra, os médicos devem atuar o mais rápido possível.

Como se desencadea a asfixia?

  • A asfixia grave pode desencadear uma cadeia de processos, levando à morte celular e infarto tissular. Esse processo leva a uma injúria secundária ao insulto asfíxico primário, na qual estão envolvidos vários fatores que interagem.

Postagens relacionadas: