O que é asma persistente?

Índice

O que é asma persistente?

O que é asma persistente?

ASma persistente é a asma cujos sintomas ocorrem 2 ou mais vezes por semana. Atualmente, mais importante do que definir se a asma é persistente ou não, é definir se ela está controlada ou não. Produtos usados em limpeza assim como a poeira doméstica são desencadeantes de sintomas e até exacerbações da asma.

O que é asma leve e moderada?

É uma asma que utiliza pouca medicação para controle. O paciente com asma leve controla com corticoides inalados em dose baixa e moderada. ASMA MODERADA: São aqueles pacientes que necessitam de maior quantidade de medicação para controle da asma.

O que é asma definição?

O que é asma? Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.

Quais as características fisiopatológica da asma?

A asma brônquica é uma doença caracterizada por inflamação difusa das vias respiratórias, desencadeada por diversos estímulos deflagradores, que resulta em broncoconstrição parcial ou completamente reversível. Os sinais e sintomas envolvem dispneia, opressão torácica e desenvolvimento de sibilos.

O que ocorre no processo asmático?

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, cuja causa ainda não está completamente compreendida. Como resultado da inflamação, as vias aéreas são hiperresponsivas e contraem-se facilmente em resposta a uma ampla gama de estímulos. Essa alteração pode causar tosse, sibilos, dispnéia e opressão torácica.

Quais os principais fatores etiológicos da crise de asma?

Gatilhos da asma

  • Alergênios ambientais e ocupacionais.
  • Ar frio e seco.
  • Exercício.
  • Inalação de agentes irritantes.
  • Emoção.
  • Ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
  • Doença do refluxo gastresofágico (DRGE)

O que é asma moderada grave?

Asma grave, ou asma grau 4, é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.

O que é asma persistente moderada?

Manifesta-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispneia, aperto no peito e tosse, que ocorrem particularmente à noite e pela manha ao despertar. Resulta da interação complexa entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas.

Por que a asma é causada?

  • A asma não é causada por fatores emocionais, mas pode ser agravada ou desencadeada por eles. Situações de estresse, ansiedade, tristeza ou euforia intensa podem desencadear manifestações asmáticas. Por isso, para conseguir um controle mais efetivo da doença é preciso controlar também o emocional.

Como funciona o tratamento da asma persistente?

  • A base do tratamento da asma persistente é o uso continuado de medicamentos com ação anti-inflamatória, também chamados controladores, sendo os corticosteroides inalatórios (bombinha) os principais. Pode-se associar também medicamentos de alívio, com efeito broncodilatador.

Como é o diagnóstico da asma?

  • O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria). Sempre que possível, o médico solicitará a prova de função pulmonar para confirmar o diagnóstico e classificar a gravidade de cada caso.

Por que a asma pode matar?

  • Sim, a asma pode matar em casos extremos e raríssimos. Quando a crise está muito intensa e não é feito o tratamento correto, a asma pode levar à morte. Se a pessoa tiver alguma outra complicação clínica (problema de saúde), o corpo pode ficar ainda mais debilitado. No surgimento dos primeiros sintomas, procure um médico imediatamente.

Postagens relacionadas: