O que é ascite Refrataria?

Índice

O que é ascite Refrataria?

O que é ascite Refrataria?

De acordo com os critérios do International Ascites Club, a ascite refratária é definida como “ascites que não podem ser mobilizadas ou cuja recidiva precoce (ou seja, depois de paracentese de grande volume) não pode ser satisfatoriamente evitada pela terapia médica”.

Qual a diferença entre cirrose e ascite?

A cirrose é a 8ª maior causa de morte relatada nos Estados Unidos e é também importante causa de morbimortalidade em nosso país. A ascite é a principal complicação crônica descrita em pacientes cirróticos, e é definida como o acúmulo anormal de líquido seroso na cavidade peritoneal.

Quais os sintomas da ascite?

A ascite pode causar grande desconforto e apresentar sintomas como:

  • Ganho de peso.
  • Inchaço abdominal.
  • Sensação de plenitude ou distensão.
  • Sensação de peso.
  • Indigestão.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Inchaço em outras regiões do corpo como membros inferiores.

O que se pode comer com ascite?

No caso de existir ascite, deveria seguir uma dieta com baixo conteúdo de sódio, diminuindo o consumo de sal e aumentando o de condimentos, como a salsinha, a pimenta, o orégano, açafrão etc., para melhorar o sabor dos pratos que preparemos; estar doente não significa não poder desfrutar da comida.

Quais os tipos de ascite?

Há também outros três tipos de ascite. Ascite fetal: Quando o acúmulo de líquido acontece no abdômen do feto ou recémnascido. Ascite quilosa: Quando o acúmulo de líquido se dá devido ao bloqueio das vias linfáticas. Ascite pancreática: Quando o acúmulo é causado pela pancreatite crônica.

Qual a definição e os mecanismos fisiopatológicos para o desenvolvimento de ascite?

Na sua fisiopatologia destacam-se três teorias que ocorrem sempre em determinado paciente, porém em momentos diferentes de sua doença: vasodilatação, “overflow” e “underfill”. O conceito mais moderno sugere que as três teorias estão presentes no mesmo paciente com cirrose, dependendo do tempo de evolução de sua doença.

Quais os remédios caseiros indicados para a ascite?

  • Os remédios caseiros indicados para a ascite servem como um complemento ao tratamento prescrito pelo médico, e consistem em preparações com alimentos e plantas diuréticas, como é o caso do dente-de-leão, cebola, que auxiliam o organismo a eliminar o excesso de líquido acumulado na cavidade abdominal, característico da ascite.

Quais são as causas da ascite?

  • Parecentese, ou punção abdominal, também podem ser uma opção viável. Este procedimento envolve o uso de uma agulha fina para extrair o líquido do abdômen. O líquido é examinado de diversas maneiras, a fim de determinar a causa da ascite. O tratamento de ascite depende única e exclusivamente de sua causa subjacente.

Por que o tratamento de ascite é subjacente?

  • O tratamento de ascite depende única e exclusivamente de sua causa subjacente. Nos casos de ascite muito volumosa e aparente, o especialista pode recomendar o uso de diuréticos para aumentar a vontade de o paciente urinar e, também, restrições na dieta, a fim de limitar a ingestão de sal. NÃO PARE AGORA...

Qual é o diagnóstico definitivo da ascite?

  • O diagnóstico definitivo depende da realização de alguns exames específicos: Parecentese, ou punção abdominal, também podem ser uma opção viável. Este procedimento envolve o uso de uma agulha fina para extrair o líquido do abdômen. O líquido é examinado de diversas maneiras, a fim de determinar a causa da ascite.

Postagens relacionadas: