Qual o objetivo da aspiração das vias aéreas superiores?

Qual o objetivo da aspiração das vias aéreas superiores?

Qual o objetivo da aspiração das vias aéreas superiores?

A aspiração das vias aéreas é um recurso amplamente utilizado em pacientes que não conseguem expelir voluntariamente as secreções pulmonares. Trata-se da aplicação de sucção no trato respiratório para ajudar na remoção de líquidos como sangue e saliva das vias aéreas superiores ou inferiores.

Quais materiais preciso usar na aspiração de vias aéreas?

Equipamentos de Proteção Individual – EPI – ( luvas de procedimento, óculos protetor, gorro e máscara cirúrgica); luva estéril para aspirar VAI; Cateter de aspiração adequado; Frascos de soro fisiológico 0,9% de 10 mL; extensões de silicone/látex esterilizadas ; Oxímetro de pulso ; estetoscópio; gazes esterilizadas; ...

Como realizar aspiração de vias aéreas superiores e inferiores?

- Colocar óculos protetor e máscara; - Calçar as luvas, máscara e óculos; - Com a mão não dominante, segurar a face do cliente; - Com a mão dominante, introduzir a sonda de aspiração na cavidade nasal e posteriormente oral, mantendo a válvula aberta (impedindo aspiração pelo vácuo);

Quais são os cuidados de enfermagem na aspiração das vias aéreas superiores?

Sendo definida a necessidade de aspiração, deve-se sempre manter a técnica estéril, incluindo a lavagem das mãos antes e depois do procedimento, utilização de luvas e sonda estéril, bem como dos equipamentos de proteção individual: avental, máscara e óculos de proteção.

Qual a finalidade da aspiração?

A aspiração é a aplicação de sucção no trato respiratório do paciente para ajuda-lo a remover secreções líquidas das vias aéreas superiores ou inferiores, quando o paciente não tem condições de remover independentemente essas secreções (ATKINSON/MURRAY.

O que é aspiração vas?

É o procedimento técnico utilizado para remover secreções do trato respiratório (oral e nasal), quando necessário. Remover por aspiração as secreções do trato respiratório sem que haja traumatismo; Promover permeabilidade de vias aéreas superiores; Fornecer adequada oxigenação ao paciente.

Quem deve aspirar o paciente?

Em caso de paciente considerado grave, com iminente risco de morte este ato é de competência do profissional Enfermeiro, salvo em situações que configurem caráter de urgência ou emergência.

Como é realizado o procedimento de aspiração de vias aéreas incluindo aspiração de traqueostomia?

Durante a aspiração, deve-se pinçar a sonda no momento de introduzi-la na traqueostomia ou vias aéreas, sem fazer sucção até a introdução do cateter na altura desejada2, em seguida soltar o látex e retirar a sonda, succionando as secreções com movimentos rotacionais1,3,4,5, para evitar danos à parede traqueal e reduzir ...

Qual a sequência correta para aspiração das vias aéreas em um paciente com traqueostomia?

( ) Ao aspirar o paciente traqueostomizado, a sequência correta para realizar esse procedimento é: nariz, boca e cânula de traqueostomia.

Quais cuidados devemos ter durante a aspiração de vias aéreas?

Normas Gerais: Deixar quantidade suficiente de materiais de aspiração a beira do leito (gaze estéril, luvas de aspiração, sondas de aspiração traqueal e oral, água estéril, seringa). Montar o aspirador preferencialmente em vácuo. Manter durante a aspiração uma pressão entre mmHg (maior pode provocar traumas).

Como funciona a aspiração de vias aéreas inferiores?

  • Os objetivos da aspiração de vias aéreas inferiores são, além de remover as secreções, tirando as obstruções respiratórias e assim, promovendo conforto e melhor ventilação, evitar broncoaspiração de tais secreções. As contraindicações para esse tipo de procedimento dependem da avaliação clínica imediata do paciente.

Como são fornecidos os equipamentos de aspiração?

  • São fornecidos: aspirador portátil, extensores, luvas, sondas de aspiração, gazes. Esses materiais são utilizados durante a internação domiciliar do paciente, sendo o equipamento de aspiração devolvido ao final do período.

Quais são os riscos da aspiração?

  • A aspiração também possui seus riscos, compreendem: Infecção das vias aéreas superiores; Traumatismos de tecidos por sucção excessiva da camada de revestimento do trato respiratório; Hipoxemia, devido à remoção de ar com secreções durante a aspiração; A remoção de oxigenoterapia durante a execução da aspiração; ...

Como deve ser feita a prescrição da aspiração?

  • A prescrição da aspiração deve ser sempre realizada pelo médico ou enfermeiro responsável e o procedimento pode ser executado pelo médico, enfermeiro, bem como técnico de enfermagem, fisioterapeuta respiratório ou por acadêmicos de enfermagem, nesse caso, sempre com supervisão.

Postagens relacionadas: