Qual a diferença entre método catártico e associação livre?

Índice

Qual a diferença entre método catártico e associação livre?

Qual a diferença entre método catártico e associação livre?

Foi usado por Freud na fase inicial de sua trajetória, junto com Charcot, embora Freud depois defendesse a não necessidade da sugestão hipnótica pelo analista. Método Catártico: o papel do analista é despertar as emoções que estariam na base dos sintomas. ... Método da Associação Livre: é o método por excelência de Freud.

Como se chama a regra fundamental da psicanálise?

Uma das principais ferramentas da técnica psicanalítica é a associaçao livre, intitulada pelo próprio Freud como a regra fundamental da psicanálise.

O que é livre associação Freud?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

Para que serve a associação livre?

O método da associação livre é uma técnica psicanalítica que foi criada e difundida por Sigmund Freud. ... Com a associação livre em psicanálise, aumentariam as chances de acessar o inconsciente do paciente na terapia clínica.

Qual a associação livre em psicanálise?

  • A associação livre em psicanálise implica reduzir o rigor pela lógica. Qualquer ideia (qualquer uma mesmo!) pode e deve vir à tona, por mais absurda e inapropriada que seja. Se você alguma vez já fez um brainstorm em grupos de estudos ou trabalho, já tem uma ideia do é a associação livre.

Qual o fundamento do tratamento psicanalítico?

  • A associação livre em Freud: fundamento do tratamento psicanalítico LUCIANO ANTUNES FIGUEIREDO SOUSA Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Psicologia Clínica e Cultura.

Quais são os objetivos da psicanálise?

  • Há formas específicas de aplicação e também objetivos. É a técnica primordial da psicanálise utilizada em diversos contextos. Um deles é a aplicação de testes projetivos, como o teste de Rorschach e o teste de apercepção temática (TAT). Sigmund Freud desenvolveu e foi aperfeiçoando esse conceito ao longo do tempo.

Como o psicanalista pode inferir o próprio material inconsciente?

  • Com sua experiência, o psicanalista possui uma ideia geral do que se esperar, podendo fazer uso do material trazido à luz pelo paciente de acordo com duas possibilidades. Existindo uma resistência aos fatos narrados, sendo a mesma leve, o psicanalista será capaz, pelas alusões do paciente, de inferir o próprio material inconsciente.

Postagens relacionadas: