O que faziam os artistas do movimento de arte concreta brasileira?

Índice

O que faziam os artistas do movimento de arte concreta brasileira?

O que faziam os artistas do movimento de arte concreta brasileira?

A arte concreta foi o movimento conhecido pelos artistas que construíam uma nova estrutura de cor e espaço, no contexto da construção do mundo pós Segunda Guerra Mundial, havendo assim a ligação entre arte e indústria.

Quais são as características da arte concreta no Brasil?

Valorização do conteúdo visual e sonoro. Sintaxe visual em detrimento da discursiva. Banimento da estrutura formal, como os versos e as estrofes. Utilização de efeitos gráficos.

Quais os princípios do concretismo?

As principais características da poesia concreta são: a abolição do verso tradicional, o aproveitamento do espaço em branco da página, a disposição geométrica, o conteúdo voltado aos aspectos sonoro e visual, o uso de neologismos e a ruptura com a sintaxe.

Qual é o marco da arte concreta no Brasil?

  • A arte concreta no Brasil tem como marco a chegada de Mário Pedrosa, crítico de arte, que em 1945 traz um novo conceito sobre o papel da arte, se opondo à proposta de figurativismo presente no país desde da Semana de Arte Moderna de 22.

Qual o papel do concretismo no circuito da arte brasileira?

  • No Brasil, o concretismo também desempenhou um papel fundamental no circuito da arte. Essa corrente tomou força no Brasil com Mário Pedrosa. Tratava-se de um crítico de arte que se opunha ao figurativismo proposto pela Semana de Arte Moderna de 22. O objetivo do crítico era distanciar a imagem brasileira do regionalismo e de seu caráter exótico.

Quais as características do concretismo no Brasil?

  • Entre as características do concretismo no Brasil está o “embate” entre os artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. As regras rígidas do concretismo não foram por completo aderidas, nem pelos artistas que se diziam concretistas.

Quais são as características do concretismo na literatura?

  • As características gerais do concretismo na literatura são: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos. Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras Equipe Brasil Escola

Postagens relacionadas: