O que é assonância em um poema?

Índice

O que é assonância em um poema?

O que é assonância em um poema?

Assonância é a figura de linguagem que usa a repetição de sons vocálicos (isto é, das vogais) para criar efeitos no texto. Não deve ser confundida com a aliteração, que se caracteriza pela repetição de sons consonantais.

Como podemos identificar assonância dentro de um poema?

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Qual a função da assonância?

Técnica de linguagem conhecida como figura do som A assonância refere-se à técnica de linguagem responsável por transmitir informações através dos sons produzidos pelas palavras que compõem a enunciação. ... A função desse mecanismo da língua portuguesa é reforçar e enriquecer o som daquilo que é cantado, lido ou falado.

Quais são os exemplos de assonância?

  • Exemplos. A assonância pode ser encontrada, principalmente, em textos literários, como em poemas e na prosa poética, e em músicas. A seguir estão alguns exemplos para uma melhor sedimentação do conteúdo. Na música. Todo ovo Que eu choco Me toco De novo Todo ovo É a cara É a clara Do vovô ] (A galinha, Chico Buarque e Sergio ...

Qual a diferença entre a aliteração e a assonância?

  • Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas. Mas atenção, esses dois fenômenos linguísticos, típicos do gênero lírico, são considerados vícios de linguagem em textos objetivos e funcionais. A sonoridade das vogais produz a assonância.

Qual a assonância dessas figuras de som?

  • No exemplo acima notamos o uso de ambas figuras de som. A aliteração dos fonemas “ss” e “c”, além da repetição das consoantes “f”. Já a assonância é marcada pela repetição das vogais tônicas “e”. Outra figura de som muito utilizada é chamada de paronomásia.

Postagens relacionadas: