Qual a diferença entre axiologia e deontologia?

Índice

Qual a diferença entre axiologia e deontologia?

Qual a diferença entre axiologia e deontologia?

Regras deontológicas são mandatos definitivos e os princípios são mandatos de otimização, ao passo que, no nível axiológico, a distinção ocorre entre regras de valoração, que devem ser ou não seguidas, não podendo ser objeto de ponderação, e valores, que podem ser objeto de ponderação.

Qual a origem do termo deontologia?

  • Do ponto de vista etimológico, o termo deontologia deriva do grego “deonta” (dever) e “logos” (razão). Este conceito foi introduzido por Jeremy Bentham em 1834 (Baptista, 2011), tendo hoje do seu lado a expressão “Ética Profissional”.

Qual a importância da axiologia?

  • A axiologia é um componente necessário da ética e da estética. Porque é preciso usar conceitos de valor para definir “bondade” ou “beleza” e, portanto, é preciso entender o que é valioso e porquê. A compreensão desses valores também nos ajuda a determinar o motivo de uma ação.

Qual a moral da deontologia?

  • Para Baptista (2011) a moral corresponde “ao plano de realização histórica da ética, remetendo para as dimensões normativas e imperativas da acção valorizadas pela tradição deontológica de inspiração kantiana” (p.9) Deontologia Do ponto de vista etimológico, o termo deontologia deriva do grego “deonta” (dever) e “logos” (razão).

Qual a relação entre axiologia e estética?

  • A axiologia está intimamente relacionada a dois outros domínios da filosofia: ética e estética. Todos os três ramos lidam com o valor. Enquanto a ética preocupa-se com a bondade, tentando entender o que é bom e o que significa ser bom, a estética está preocupada com a beleza e a harmonia.

Postagens relacionadas: