O que caracteriza um estudo transversal?

Índice

O que caracteriza um estudo transversal?

O que caracteriza um estudo transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

Quais são os três tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos

  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

O que é corte transversal em pesquisa?

O objetivo dos estudos de corte transversal é obter dados fidedignos que ao final da pesquisa permitam elaborar conclusões confiáveis, robustas, além de gerar novas hipóteses que poderão ser investigadas com novas pesquisas.

O que significa dizer que uma pesquisa e longitudinal prospectiva?

Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.

Qual a desvantagem do estudo transversal?

A maior desvantagem dos estudos transversais prende-se com a impossibilidade de estabelecer relações causais por não provarem a existência de uma sequência temporal entre exposição ao factor e o subsequente desenvolvimento da doença.

Qual é o estudo longitudinal?

  • Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas ...

Por que a investigação longitudinal é útil?

  • A investigação longitudinal é útil, não apenas no campo da ciência e da medicina, mas também em muitos outros. Há muitas razões pelas quais um pesquisador pode querer realizar um estudo longitudinal. Um dos mais importantes é que eles fornecem uma visão única de que muitos outros tipos de pesquisa falham.

Qual a diferença entre estudo transversal e estudo longitudinal?

  • Para conhecer as diferenças entre estudo transversal e estudo longitudinal, é importante lembrar as características de cada um deles. Para investigar a relação entre o nível de colesterol de atletas de dois grupos etários em um evento; sendo um grupo de 20 a 30 anos e outro de 30 a 40 anos o pesquisador pode criar subconjuntos como gênero.

Postagens relacionadas: