O que é uma avaliação psicossocial?

O que é uma avaliação psicossocial?

O que é uma avaliação psicossocial?

A Avaliação Psicossocial irá contemplar aspectos comportamentais, psicopatológicos, cognitivos e de personalidade. Utilização de instrumentos que avaliam o colaborador visando mapear seu perfil psicossocial.

Para que serve a avaliação psicossocial?

A Avaliação psicossocial na Segurança do Trabalho serve para mapear o perfil psicológico do trabalhador, porque, como eles estão expostos ao risco, é preciso criar mecanismos para prever acidentes e preservar a vida dessa colaborador.

Quais testes para avaliação psicossocial?

Os testes abordados são BFP, IHS, Event, BPA, Escala de Beck, Palografico e dicas de laudos para avaliação psicossocial.

Como fazer uma avaliação de riscos psicossociais?

O Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) é composto por quatro escalas: Escala da Organização Prescrita do Trabalho; Escala de Estilos de Gestão; Escala de Sofrimento Patogênico no Trabalho; e Escala de Danos Relacionados ao Trabalho.

O que é avaliação psicossocial NR 35?

O que é? A Avaliação Psicossocial compreende aspectos comportamentais e de perfil psicológico do indivíduo, tendo seu foco na estrutura psíquica do profissional que irá atuar nas áreas de riscos previstos nas normas regulamentadoras NRS.

Quando fazer avaliação psicossocial?

A avaliação psicossocial é realizada por profissional habilitado e deve ser feita periodicamente, pois mesmo que o trabalhador seja contratado em condições adequadas de saúde física e mental, poderá apresentar ao longo do tempo, fatores estressores que comprometerá suas atividades laborais.

Qual a importância do psicossocial?

O objetivo é analisar o controle emocional e a capacidade do trabalhador para superar o estresse e enfrentar obstáculos no ambiente de trabalho. Além disso, são avaliadas a atenção, memória, raciocínio e distúrbios do sono, além da adaptação às normas e aos procedimentos da empresa.

O que é avaliação de risco psicossocial?

O Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) é composto por quatro escalas: Escala da Organização Prescrita do Trabalho; Escala de Estilos de Gestão; Escala de Sofrimento Patogênico no Trabalho; e Escala de Danos Relacionados ao Trabalho.

Quando a avaliação psicossocial é obrigatória?

  • É importante que a avaliação psicossocial seja feita com determinada frequência, uma vez que o profissional pode desenvolver algumas patologias psicológicas com o decorrer do tempo de trabalho e passe a produzir menos e com menor qualidade. Quando o exame é obrigatório?

Quais os tipos de teste para avaliação psicossocial mais utilizados?

  • Quais os tipos de teste para avaliação psicossocial mais utilizados? O teste para avaliação psicossocial tem por finalidade identificar determinadas características sendo os mais utilizados o Palográfico, ESAVI, BGFM-1, BPA, EPR, TEPIC-M, EBADEP, EVENT.

Quais são os riscos do exame psicossocial?

  • Contudo, é preciso lembrar que existem também os riscos psicológicos que merecem a mesma atenção e podem ser identificados pelo exame psicossocial. Quer entender melhor o que é, para que serve, quais são as normas regulamentadoras que falam desse exame e muito mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

Qual a avaliação psicológica do trabalhador?

  • AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL – NR33 e NR35. É obrigatória a avaliação Psicológica para trabalhadores que ocupam cargos em que suas tarefas e atividades são realizadas em espaços confinados, e ou em altura, respectivamente relacionados a NR33 e NR35 determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Postagens relacionadas: