Quais são os tipos de procedimento no processo civil?

Índice

Quais são os tipos de procedimento no processo civil?

Quais são os tipos de procedimento no processo civil?

Segundo o NCPC, os três tipos de procedimento são: comum, especial e de execução. O procedimento comum é aplicável a todas as situações em que a lei não dispuser em contrário.

Quais são as fases do procedimento comum do Código de processo Civil?

O Procedimento Comum no Novo CPC é composto por 4 fases: Postulatória, Saneatória, Instrutória e Decisória.

O que é um procedimento especial?

O procedimento especial tem como finalidade a simplificação e agilização dos trâmites processuais, por meio de expedientes específicos, com prazos adequados, eliminando assim atos desnecessários para a solução daquele conflito proposto.

Quais as espécies de procedimentos que temos no CPC 15?

No Código de Processo Civil de 2015 temos três deles: (a) execução contra a Fazenda Pública (art. 910); (b) execução de alimentos (art. 911); e (c) execução por quantia contra devedor insolvente (que continua regida pelos arts. 7-A do CPC/1973, por conta do que dispõe o art.

Quais são as fases de um procedimento comum?

  • Fases de um Procedimento Comum - Processo Civil. Fases de um Procedimento Comum - Processo Civil. Publicado em 11/2018. Elaborado em 11/2018. Trata-se de considerações sobre as fases de um procedimento comum no processo civil. No NCPC, o art. 318 prevê dois tipos de procedimentos: o comum e os especiais.

Qual é o procedimento processual?

  • Rito ou procedimento são palavras sinônimas, que significam, no campo do direito processual, a forma de encadear (organizar) os atos processuais. O procedimento comum, estabelecido pelo Novo CPC , serve como formato padrão ou modelo geral de organização dos atos processuais.

Como funciona o procedimento comum traçado pelo CPC?

  • O procedimento comum traçado pelo CPC assim se esquematiza: deferida a inicial, segue-se a citação do réu ou do interessado (artigo 238), para comparecer à audiência de conciliação ou de mediação (artigo 334), se frustrada a autocomposição, começa o prazo do réu, para responder ao pedido do autor (artigo 335);

Como funcionam os procedimentos especiais?

  • Os procedimentos especiais tem regras próprias no entanto as DISPOSIÇÕES DO PROCEDIMENTO COMUM são aplicáveis subsidiariamente aos procedimentos especiais quando couber. obs: O processo de execução, de forma breve, coexistem diversos tipos de procedimento , cada um correspondente a cada uma das diversas espécies de execução. (livro II).

Postagens relacionadas: