O que é uma ação racional orientada a valores?

Índice

O que é uma ação racional orientada a valores?

O que é uma ação racional orientada a valores?

Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético.

O que é ação racional orientada afins?

A ação racional orientada a fins é aquela determinada pelo cálculo racional que estabelece fins objetivos os meios necessários para alcança-los.

O que caracteriza uma ação racional orientada a valores é uma ação social orientada a fins?

Tipos de Ação Social Ação social racional com relação a fins: aqui o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. ... Ação social racional com relação a valores: está relacionada com os princípios de seu agente, ou seja, está orientada por valores específicos (norma moral).

O que é uma ação afetiva?

Ação afetiva que é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias. Ação tradicional que é motivada pelos costumes, tradições, hábitos, crenças, quando o indivíduo age movido pela obediência a hábitos fortemente enraizados em sua vida.

O que é uma ação racional orientada a fins e dê exemplo?

1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim.

Quais são as principais características de ação social?

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

Postagens relacionadas: