Qual é o mecanismo de ação de cada classe farmacológica?

Índice

Qual é o mecanismo de ação de cada classe farmacológica?

Qual é o mecanismo de ação de cada classe farmacológica?

Ao entrar em contato com o organismo, o fármaco irá promover alterações no sistema fisiológico, a fim de produzir seu efeito terapêutico. Para isto, este fármaco percorrerá determinados caminhos, conhecidos como mecanismos de ação, sendo específico para cada classe de medicamentos.

Quais são os mecanismos de ação farmacológica?

  • Contudo, a ação farmacológica pode ser classificada em dois grandes grupos, quanto ao seu mecanismo de ação, sendo estes os mecanismos inespecíficos e os específicos. Os fármacos com ação inespecífica, também conhecidos como estruturalmente inespecíficos, são aqueles cuja resposta farmacêutica independe da interação com alvos ...

Qual a limitação da ação farmacológica?

  • Essa limitação fundamental da ação farmacológica está relacionada às frustrações atuais com respeito às tentativas de tratar doenças que destroem ou degeneram tecidos, como insuficiência cardíaca, artrite, distrofia muscular, esclerose múltipla, doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Qual a origem da palavra Farmacologia?

  • No entanto, a Farmacologia é uma ciência moderna e, hoje, é o ponto chave na formação dos profissionais de saúde. A palavra farmacologia deriva do grego e, significa: pharmakós (fármaco) e logos (estudo).

Quais são os fármacos com ação específica?

  • Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados. Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicas.

Postagens relacionadas: