Como contabilizar bens recebidos em comodato?

Índice

Como contabilizar bens recebidos em comodato?

Como contabilizar bens recebidos em comodato?

Na aquisição dos bens que serão objeto de contrato de Comodato, a empresa comodante deverá registrá-los em uma conta própria do Ativo Não Circulante subgrupo imobilizado. Na entrega do bem à comodatária, a comodante deve transferir o bem para conta própria do imobilizado em operação.

O que é comodato de bens?

Regime de comodato é um tipo de empréstimo de um bem, mas que ocorre de forma gratuita. No comodato, os bens devem ser infungíveis, ou seja, não podem ser substituídos por outros da mesma qualidade, espécie ou quantidade.

Como fazer nota de retorno de comodato?

Ao fim do contrato de comodato o retorno do bem deve ser acompanhado de nota fiscal de retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato, utilizando o CFOP, 6.909, para operação interestadual. Classificam-se neste código as remessas de bens em devolução após cumprido o contrato de comodato.

Como contabilizar bens recebidos em locação?

Contabilização da Entrada de Locação de Bens de Terceiros

  1. Dúvida:
  2. Resposta:
  3. D – Equipamentos em Locação (Ativo) > Contabilmente este bem de terceiro, ficará no seu ativo referente alimentando o Estoque de Terceiros, para posterior compensação (Retorno)

O que é conta de compensação ativa e passiva?

As Contas de Compensação de Responsabilidade Ativa são aquelas que especificam bens de terceiros em poder da empresa. Exemplo: Valores recebidos em custódia, em caução e outras. As Contas de Compensação de Responsabilidade Passiva são aquelas que especificam bens da empresa em poder de terceiros.

Qual o CFOP de retorno do CFOP 6908?

6908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato Classificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato.

Qual CFOP de retorno para 5908?

Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.

Como lançar nota de locação?

Acesse a aba Lançamentos > Notas de Serviço > Serviços Prestados, ou aba Municipal > Notas de Serviço > Serviços Prestados; Informe a empresa, período desejado e clique na opção Novo cadastro; Na tela Movimento de ISS (Cadastramento) > aba Geral deverá preencher as informações referente ao recibo do aluguel.

Quais são os bens passíveis de comodato?

  • Citamos como bens passíveis de cessão em comodato, a titulo exemplificativo, geladeiras conservadoras de sorvetes, expositores, veículos, vasilhames, engradados, etc... 2. CONCEITO DE COMODATO Comodato é o empréstimo gratuito de coisas não-fungíveis.

Quem receberá o comodato?

  • Comodatário é a pessoa que recebe o objeto em comodato. RESTRIÇÕES Os tutores, curadores e em geral todos os administradores de bens alheios não poderão dar em comodato, sem autorização especial, os bens confiados à sua guarda. PRAZO Se o comodato não tiver prazo convencional, presumir-se-lhe-á o necessário para o uso concedido.

Como é a pessoa que recebe o objeto em comodato?

  • Comodante é a pessoa que empresta o objeto. Comodatário é a pessoa que recebe o objeto em comodato. RESTRIÇÕES. Os tutores, curadores e em geral todos os administradores de bens alheios não poderão dar em comodato, sem autorização especial, os bens confiados à sua guarda. PRAZO

Qual é o conceito de comodato?

  • Comodato é um tipo de contrato em que ocorre o empréstimo gratuito de coisas que não podem ser substituídaspor outra igual, como um imóvel. A única obrigação de quem recebe o bem é devolver no prazo combinado e nas mesmas condições que recebeu. Pelo direito, o conceito de comodato é o empréstimo de bens não fungíveis.

Postagens relacionadas: