O que é educação bilíngue LIBRAS?

Índice

O que é educação bilíngue LIBRAS?

O que é educação bilíngue LIBRAS?

O Projeto de Lei 4909/20, do Senado Federal, determina a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua. ... Também acrescenta à LDB o capítulo “Da Educação Bilíngue de Surdos”.

O que faz um professor bilíngue de LIBRAS?

O bilinguismo, na educação de surdos, trabalha com o acesso do aluno à linguagem de sinais, preferencialmente aprendida e estimulada por meio do contato com comunidade surda; esse é um requisito considerado primordial para o aprendizado da segunda língua, a língua portuguesa.

O que é educação e educação bilíngue para surdos?

1 Por educação bilíngue estamos nos referindo à escola de educação básica para alunos surdos, em que duas línguas são trabalhadas: a Libras e a Língua Portuguesa, sobretudo, na sua modalidade escrita. ... pensar a surdez como deficiência ou não, o que permitirá discutir a inserção do surdo na educação inclusiva.

Quais as diferenças da educação bilíngue e a educação inclusiva?

A inclusão caminha a passos lentos e não satisfaz a todas as necessidades dos sujeitos envolvidos. Neste contexto, a educação bilíngue é uma proposta elaborada pelos próprios sujeitos surdos, que atende suas necessidades, mas, que ainda não se efetivou.

Como se constitui a educação bilíngue dos surdos?

Em uma proposta de ensino bilíngue, é por meio da Língua de Sinais como língua de instrução que toda a formação do aluno surdo deve ser mediada, utilizando estratégias singulares ao seu processo de aprendizagem, contemplando um currículo que o inclui como sujeito produtor e apreciador de cultura e história próprias.

O que é Biculturalismo em libras?

A criança surda deve ser preparada a vir a ser uma pessoa bicultural, quer dizer membro das culturas surda e ouvinte, mesmo que ela tenha a dominância de uma cultura em relação à outra.

Como aprender a falar em libras?

  • Estudando a Língua Brasileira de Sinais você aprende a pensar não só verbalmente, mas também visualmente e com mais rapidez. O conhecimento em Libras garante uma maior liberdade de expressão, por ser uma língua gestual que envolve a mente e a expressão do corpo, dos gestos e do rosto.

Qual a acessibilidade do curso bilíngue?

  • Nesse sentido, o processo de seleção do curso, tanto no edital quanto na prova e também na redação, foi um diferencial de acessibilidade. Uma amostra disso é que 33 alunos fazem parte do segundo ano da graduação bilíngue e, desse total, seis são surdos – cinco a mais do que no ano passado.

Quando foi regulamentada a profissão de tradutor de libras?

  • Para os demais cursos de educação superior e profissional, a disciplina é optativa. Outra grande conquista para o movimento aconteceu em 2010, quando a profissão de tradutor–intérprete de libras foi regulamentada pela Lei nº 12.319, de 1º de setembro.

Quais são os alunos que fazem parte da graduação bilíngue?

  • Uma amostra disso é que 33 alunos fazem parte do segundo ano da graduação bilíngue e, desse total, seis são surdos – cinco a mais do que no ano passado. Ainda de acordo com a coordenadora, a formação de professores bilíngues para atuar na educação infantil e no ensino fundamental facilita muito o processo de aprendizagem dos alunos surdos.

Postagens relacionadas: