O que que é bigamia?

Índice

O que que é bigamia?

O que que é bigamia?

Que ou quem tem dois cônjuges ao mesmo tempo.

Pode poligamia no Brasil?

No Brasil a poligamia é considerada crime pelo Código Penal Brasileiro,com pena máxima de 3 anos (para quem compartilha o cônjuge) a 6 anos (para quem tem vários cônjuges) e o casamento poligâmico não é válido para o nosso Direito de Família, sendo esta escritura nula, nos termos do artigo 166, por motivo evidentemente ...

É permitido casar com duas pessoas no Brasil?

No Brasil, a bigamia é crime (art. 235 do Código Penal), logo, para que uma pessoa possa se casar com outra, não pode estar casada com uma terceira pessoa, devendo, para tanto, extinguir a relação anterior, que pode se dar pelo divórcio ou pela viuvez, por exemplo.

Qual a definição da poligamia?

  • Por definição no dicionário, poligamia significa um regime familiar que consiste em um marido com várias esposas ou uma esposa com vários maridos (situação que também pode ser definida como poliandria). A expressão vem do grego e está relacionada ao conceito de casamento de vários casamentos.

Como a poligamia está caindo no mundo todo?

  • Mas, no mundo todo, a poligamia está caindo em desuso, com a disseminação da noção de igualdade entre os sexos. “É o efeito da forte influência do cristianismo e da cultura moderna ocidental”, explica Luiz Fernando Dias Dutra, professor de antropologia do Museu Nacional (UFRJ).

Será que o tema da poligamia está mudando?

  • O fato é que a realidade está mudando e, por consequência, as discussões ligadas ao tema da poligamia vêm, aos poucos, ganhando voz e vez no Direito. Dito isso, podemos fazer a seguinte pergunta: se o legislador apenas previu como sendo crime a bigamia, então aquele que pratica a poligamia não será punido na esfera criminal?

Por que a poligamia não está nas leis?

  • Por incrível que pareça, é perfeitamente legal ter várias esposas em mais de 50 países. Em outros 20, a poligamia não está nas leis, mas é culturalmente aceita.

Postagens relacionadas: