O que é bifurcação dental?

Índice

O que é bifurcação dental?

O que é bifurcação dental?

É uma área que serve de transição entre o tronco e as próprias raízes dentárias. É coroada pelo teto ou fórnix, termos que designam a parte superior da bifurcação.

O que é Bifurcacao radicular?

Bifurcação é a parte do complexo radicular que está localizada entre duas raízes adjacentes. Na maxila, os molares geralmente apresentam três raízes, uma mesiovestibular, uma distovestibular e a palatina.

Quais dentes tem furca?

Furca é uma característica anatômica dos dentes multirradiculares, sendo definida como a área entre as raízes onde estas começam a se se- parar do tronco radicular.

Como ocorre a destruição periodontal?

A degradação do tecido periodontal ocorre de maneira gradual sendo induzida principalmente por enzimas liberadas por células do sistema imunológico durante o processo inflamatório (Ebersole et al., 2013).

Como medir lesão de furca?

O diagnóstico da lesão de furca pode ser realizado de duas maneiras:

  1. Clínico (através do uso da sonda de nabers, que é utilizada em exames clínicos para identificar lesões periodontais e perdas ósseas entre as raízes);
  2. ou radiográfico (através do registro de radiografias da região que aparenta estar lesionada).

Qual a finalidade da regeneração tecidual guiada no tratamento de dentes com lesão de furca grau II?

A perda óssea na região de furcas são áreas que dificultam as medidas de controle da placa bacteriana e o tratamento periodontal. Para solucionar esse problema um dos tratamentos possíveis é a regeneração tecidual guiada (RTG), que consiste na seleção celular para o processo de reparação.

Quais são os tipos de furca?

Grau 1: é considerado o estágio inicial da lesão, sem apresentar alterações perceptíveis na radiografia. Grau 2: um grau mais aumentado do afastamento, que pode gerar uma ou mais furcas em um mesmo dente. Grau 3: lesão de furca que pode ser visualizada por radiografia.

Como é feita a obturação do dente?

  • A obturação é normalmente indicada pelo dentista no tratamento da cárie, isso porque é capaz de fechar a perfuração do dente e evitar o comprometimento da raiz, além de ser capaz de evitar que os microrganismos voltem a proliferar no local, dando novamente origem à cárie.

Qual a causa de uma mancha no dente?

  • O surgimento de uma mancha no dente afeta de forma significativa a aparência do sorriso. No entanto, mais do que um fator estético, em alguns casos, ela pode estar relacionada a problemas bucais que necessitam de tratamento. Por isso, quando o dente sofre alguma alteração em sua tonalidade, é fundamental procurar um dentista.

Como escovar o seu dente?

  • Mantenha uma escovação adequada após as refeições com creme dental com flúor e escova de dente com cerdas macias. E lógico, não esqueça de passar o fio dental e utilizar o enxaguante bucal. Assim seu dente nunca vai “furar”.

Quando os dentes já estão formados?

  • Quando eles acontecem depois que os dentes já estão formados, podem resultar em hemorragia, que provoca uma mancha interna, deixando o dente escuro. Os pigmentos encontrados em alimentos e bebidas, sejam de origem natural ou sintética, podem deixar os dentes manchados, escurecidos ou amarelados.

Postagens relacionadas: