O que é a biodeterioração?

Índice

O que é a biodeterioração?

O que é a biodeterioração?

A biodeterioração é um processo complexo e de difícil solução, ocasionado pelos agentes biológicos que provocam alterações de diversas naturezas nos objetos e coleções de valor cultural, tornando necessária a aplicação de tratamentos drásticos para sua eliminação e controle, com os consequentes prejuízos.

O que significa biodeterioração de madeira?

Biodeterioração: Altera o indesejável de uma ou mais propriedades de um material, como resultado da ação de organismos vivos. Ex.: ataque de cupins em componentes de madeira de edificações ou apodrecimento de moirões de cerca, etc.

Quais os tipos de organismos que atacam a madeira?

Os organismos que atacam a madeira são conhecidos como “xilófagos”. Os organismos xilófagos podem ser divididos em 3 grupos: fungos e bactérias, insetos e perfuradores marinhos, que liberam enzimas escavando e deteriorando o lenho da madeira, respectivamente (MENDES e ALVES, 1988).

Quais são os 4 tipos de degradação da madeira?

De acordo com LEVY (26), os fungos que normalmente são encontra- dos degradando a madeira dividem-se em 5 categorias: podridão parda, po- dridão branca, podridão mole, mancha e bolor. As três primeiras, podem ser agrupadas como fungos apodrecedores e são responsáveis pela perda de resistência da madeira.

O que causa o apodrecimento da madeira?

O apodrecimento ocorre sempre que as condições naturais estão favoráveis: temperatura, umidade e oxigênio. Por esse motivo, madeiras externas são mais suscetíveis a esse fator. As madeiras da Zemad possuem alta durabilidade, além de serem resistentes à pragas.

Como pode ocorrer a degradação da madeira?

A deterioração da madeira pode ocorrer devido à ação de agentes físicos, químicos e biológicos. ... Os organismos que atacam a madeira, com uma conseqüente degradação de sua qualidade são: mofos e manchas, fungos destruidores, insetos xilófagos, e furadores marinhos.

Qual a classificação dos agentes biológicos?

ANEXO I Os agentes biológicos são classificados em: Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano. Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade.

Qual é a deterioração biológica?

  • A deterioração biológica inclui danos causados pelos organismos no património cultural, num processo designado por biodeterioração.

Qual é a biodegradação?

  • Biodegradar: processo no qual organismos vivos utilizam materiais como uma fonte de energia ou alimento. Micro-organismos como bactérias, fungos e algas, convertem o material em biomassa, dióxido de carbono e água. As células dos micro-organismos encontram nesse alimento uma fonte de carbono para o crescimento.

Por que os biocidas são danosos para o património?

  • Os biocidas e outras fórmulas químicas a que desde sempre se recorreu, para além de serem mais ou menos danosos para o próprio património, para os agentes biológicos e para o indivíduo que os aplica, não apresentam os resultados pretendidos, tanto em termos de eficácia como em termos da durabilidade do tratamento.

Postagens relacionadas: