O que é adjetivo exemplos frases?

Índice

O que é adjetivo exemplos frases?

O que é adjetivo exemplos frases?

Os adjetivos são palavras que expressam características dos substantivos. Por exemplo, na frase “Pedro está vestindo uma blusa azul”, a blusa de Pedro é o substantivo, e a palavra azul é um adjetivo, pois está expressando uma característica do substantivo, que é cor da blusa.

Como se usa o adjetivo?

O adjetivo é uma classe de palavras variável, pode flexionar-se em relação ao gênero (biforme ou uniforme), ao número (singular e plural) e ao grau (comparativo e superlativo). Sua principal função é acompanhar o substantivo, dando-lhe características ou apresentando algo que o particularize.

Quais são os adjetivos?

  • Os adjetivos são termos que variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo), sendo classificados em: simples, composto, primitivo e derivado.

Quais são os adjetivos derivados?

  • Os adjetivos derivados são formados por outras palavras. Eles resultam do acréscimo de prefixo ou sufixo a um radical. Os adjetivos podem se referir a cidades, países, continentes, estados ou regiões a que pertence uma pessoa ou instituição.

Qual a função do adjetivo?

  • Sua principal função é acompanhar o substantivo, dando-lhe características ou apresentando algo que o particularize. Quanto à classificação, os adjetivos podem ser simples (apresentam um radical), composto (mais de um radical), primitivos (quando formam outras palavras) e derivados (quando existem a partir de outras palavras).

Como os adjetivos podem ser substantivados?

  • Em certos contextos, os adjetivos podem ser substantivados, ou seja, podem aparecer como termos independentes no enunciado, representando o substantivo omitido que qualificariam. São casos em que o substantivo não aparece no enunciado, cabendo ao adjetivo que o qualifica assumir esse papel. Veja no exemplo: O homem alto se chama Jorge.

Postagens relacionadas: