Qual é o significado do Distrito Federal?

Índice

Qual é o significado do Distrito Federal?

Qual é o significado do Distrito Federal?

Território ou cidade fica o governo central ou a capital, numa república federativa.

Qual é a função do Distrito Federal?

Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.

Quantos países tem Distrito Federal?

Lista de distritos federais
PaísNomeSubdivisões
BrasilDistrito Federal33 Regiões Administrativas
Estados UnidosDistrito de Colúmbia8 Regiões
ÍndiaTerritório da Capital Nacional de Deli11 Distritos
NigériaTerritório da Capital Federal6 Concelhos de Área

Qual é a área do Distrito Federal?

5.802 km² Distrito Federal/Área

Qual é a história do Distrito Federal?

O antigo Distrito Federal () foi criado em 1891 pela primeira constituição da República brasileira, e equivalia ao território do antigo Município Neutro, a sede da monarquia brasileira, que existiu de 18, desmembrado da província do Rio de Janeiro.

Qual é o nome do Distrito Federal?

  • Distrito Federal. Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.

Por que o Distrito Federal é dividido em cidades?

  • A Constituição Federal de 1988 proíbe expressamente que o Distrito Federal seja dividido em municípios, por isso ali existem regiões administrativas — Brasília e as chamadas cidades-satélites —, sem autonomia político-administrativa. Seus administradores são indicados pelo ocupante do único cargo eletivo, o de governador do DF.

Qual é o objetivo do Distrito Federal?

  • O Distrito Federal está localizado numa porção de área que pertencia ao Estado de Goiás. Realmente o objetivo foi atingido, pois o contingente populacional da região teve um aumento significativo, entre as décadas de 19 a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de mais de 30.000 pessoas anualmente.

Como o Distrito Federal é uma unidade federativa?

  • O Distrito Federal é uma unidade federativa diferente das demais, pois não é um estado, nem um município. É, na realidade, um território autônomo, dividido em regiões administrativas, cujos administradores são indicados pelo Governador, sendo constitucionalmente vedada a existência de municípios no interior do Distrito Federal.

Postagens relacionadas: