O que é um cisto cortical?

Índice

O que é um cisto cortical?

O que é um cisto cortical?

O termo “cisto cortical” refere-se à localização anatômica. Quando se fala em cisto cortical é porque a lesão está na região mais superficial do rim, que é chamada de córtex. Já os cistos parapiélicos estão próximos à pelve renal.

O que é cisto cortical no rim?

O cisto no rim corresponde a uma bolsa cheia de líquido que normalmente se forma em pessoas com mais de 40 anos e, quando pequeno, não causa sintomas e nem representa risco para a pessoa.

Qual a causa do cisto no rim?

Os cistos podem ter causa genética, podem ser causados por entupimento de um dos canais dos rins que filtram o sangue e produzem a urina, ou ainda por causa indeterminada. Na maior parte das vezes eles não apresentam sintomas, porém os cistos maiores podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina.

Qual o risco de cisto nos rins?

Embora infrequentes, os cistos renais podem ser focos de complicações, dentre elas a infecção do cisto (cisto infectado), causando febre e dor, ruptura do cisto, causando dor lombar ou no flanco, e obstrução da urina dentro do rim, levando a um inchaço renal (chamada hidronefrose), que frequentemente gera dor.

Quais são os cistos nos rins?

  • Os cistos nos rins na maioria das vezes são simples, anecóicos, com paredes finas e lisas e com conteúdo líquido, sendo por isso benignos. Estes cistos são comuns, não apresentam sintomas e, normalmente, não geram qualquer preocupação, não precisando de tratamento específico e sendo indicado apenas o acompanhamento pelo médico.

Como se tratam os cistos?

  • Visto que em geral os cistos não são graves, não tendem a ser tratados. Mas, se um cisto exercer muita pressão no rim, acabará dificultando sua função e então não caberá outra opção senão a intervenção. E como é esta intervenção? Pode ser de dois tipos, dependendo de onde o cisto se encontra e de seu tamanho:

Quais são os cistos renais mais perigosos?

  • Por último, temos o Bosniak IV, que indica cistos renais que exibem diversas semelhanças com os tumores. Resumindo, os cistos renais classificados como Bosniak I ou II não apresentam perigo à vida do paciente.

Quais são os cistos simples?

  • Não apresentam calcificações no seu interior, que é preenchido com líquido. Esses cistos são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos e não há risco de evoluírem para câncer. Os cistos simples podem aparecer em apenas um ou nos dois rins, podendo ser únicos ou múltiplos.

Postagens relacionadas: