O que são circunferências Disjuntas?

Índice

O que são circunferências Disjuntas?

O que são circunferências Disjuntas?

Duas circunferências são disjuntas externas quando não possuem nenhum ponto em comum e, ao mesmo tempo, quando uma delas está na região externa da outra.

Como calcular circunferências tangentes?

Portanto, para determinar a equação da reta tangente, devemos analisar a posição do ponto que traçaremos à reta e com isso calcular a distância da reta que contém esse ponto em relação ao centro da circunferência.

O que é tangente secante e externa?

A reta s pode ser tangente, secante ou externa à circunferência. Se s for tangente, ela toca a circunferência em um só ponto. Se s for secante, intercepta a circunferência em dois pontos distintos. E se for externa à circunferência, a reta s não possui nem um ponto em comum com a circunferência.

Quando duas circunferências tem raios iguais elas são?

Coincidentes. Duas circunferências são coincidentes quando todos os pontos de uma são coincidentes à outra. Neste caso, obrigatoriamente elas serão também concêntricas.

Quando duas circunferências são tangentes?

Duas circunferências são tangentes internas quando possuem apenas um ponto em comum e uma esteja no interior da outra. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os dois centros seja igual à diferença entre os dois raios. ... Duas circunferências são consideradas secantes quando possuem dois pontos em comum.

Como descobrir a reta tangente a uma circunferência?

Se OP é um raio de uma circunferência, onde O é o centro e P um ponto da circunferência, então toda reta perpendicular ao raio OP é tangente à circunferência no ponto de tangência P. Toda reta tangente a uma circunferência é perpendicular ao raio no ponto de tangência.

O que é uma tangente externa?

Circunferências tangentes. ... a) Tangentes externas. Duas circunferências são tangentes internas quando possuem somente um ponto em comum e uma exterior à outra.

Como saber se a reta e secante tangente?

a) se d < R a reta é secante à circunferência. b) se d = R a reta é tangente à circunferência. c) se d > R a reta é externa à circunferência.

Postagens relacionadas: