Quais cistos não Odontogenicos?

Quais cistos não Odontogenicos?

Quais cistos não Odontogenicos?

Cisto não-odontogênico que se origina a partir de remanescentes do epitélio do ducto lacrimal. Cisto que ocorre em tecido mole (não intraósseo).

Quais são os cistos odontogênicos?

Os cistos odontogênicos são subclassificados, de acordo com a origem, em cistos de desenvolvimento ou inflamatórios....Exemplos de cistos de desenvolvimento:

  • Cisto dentígero.
  • Queratocisto odontogênico.
  • Cisto odontogênico ortoqueratinizado.
  • Cisto gengival.
  • Cisto periodontal lateral.
  • Cisto odontogênico glandular.

O que são cistos maxilares?

Cistos odontogênicos são lesões ósseo-destrutivas de ocorrência comum nos ossos maxilares. Essas enfermidades compreendem dois grupos principais, os de desenvolvimento e os cistos inflamatórios, considerando-se que todos surgem de resíduos epiteliais, oriundos da formação do órgão dentário.

O que é um cisto de desenvolvimento?

É o cisto que se origina da separação do folículo da coroa de um dente incluso. O folículo está aderido ao dente pela junção cemento-esmalte e representa o acúmulo de líquido entre a coroa de um dente e o epitélio do órgão do esmalte.

Quais são os cistos Odontogenicos Inflamatorios?

Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.

Qual o cisto Odontogênico de desenvolvimento mais frequente?

O Cisto Dentígero (CDT) é o tipo mais comum dos cistos odontogênicos de desenvolvimento e o segundo mais frequente entre todos que ocorrem nos maxilares, representando cerca de 20% de todos os cistos revestidos por epitélio nos ossos gnáticos1,2.

Qual característica radiográfica está presente em todos os cistos odontogênicos?

As características radiográficas incluem áreas uniloculares ou multiloculares com margens bem definidas, e a maioria demonstram expansão da cortical óssea, reabsorção radicular e deslocamento dentário (Figura 26B).

O que é cisto odontologia?

O cisto dentígero é um dos cistos mais frequentes na odontologia e acontece quando há acúmulo de líquido entre as estruturas de formação do dente não erupcionado como o tecido do esmalte do dente e a coroa, que é a parte do dente que fica exposta na boca.

O que é cistos glandulares?

O cisto odontogênico glandular (COG) é um cisto de desenvolvimento incomum que apresenta diferenciação glandular e tem potencial de recidiva. Clinicamente, é assintomático e de crescimento lento.

Quais são os cistos inflamatórios?

Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.

Como ocorre a ocorrência de cistos e tumores odontogênicos?

  • A ocorrência de cistos e tumores odontogênicos constitui uma rotina dentro dos serviços de Cirurgia Bucomaxilofacial. No entanto, comparativamente, os cistos apresentam uma frequência maior que os tumores. O cisto é definido como uma cavidade patológica revestida por epitélio.

Quais são os cistos odontogênicos subclassificados?

  • Os cistos odontogênicos são subclassificados, de acordo com a origem, em cistos de desenvolvimento ou inflamatórios. Uma informação que merece destaque é a nova classificação do queratocisto odontogênico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, esta lesão era classificada como um tumor, o Tumor Odontogênico Queratocístico.

Por que o tumor odontogênico é mais frequente?

  • Por esse motivo, é uma lesão que apresenta uma maior taxa de recidiva se comparado a outros tipos de cistos. É o tumor odontogênico clinicamente mais significativo, sendo o mais frequente, quando se exclui os odontomas.

Qual a classificação dos cistos?

  • Cistos que se originam de remanescentes epiteliais do desenvolvimento dentário localizados nos ossos maxilares ou tecidos de sustentação dos dentes. Classificação. Na Classificação da OMS ( WHO Classification of Head and Neck Tumors) publicada em 2017 os cistos foram classificados da seguinte forma:

Postagens relacionadas: