Como é realizada a urinálise?

Índice

Como é realizada a urinálise?

Como é realizada a urinálise?

Basta que se colete uma amostra de urina do paciente e envie para análise, porém alguns cuidados devem ser tomados para não afetar o resultado. O exame deve ser realizado dentro de 15 minutos a partir da coleta e, caso não seja possível o material deverá ser refrigerado.

O que é urinálise?

Uma urinálise, ou exame de urina, pode ser necessária na avaliação de distúrbios nos rins e trato urinário e também pode ajudar a avaliar distúrbios sistêmicos, como diabetes ou problemas no fígado. Uma amostra de urina é normalmente coletada usando um método de coleta asséptica ou outro método estéril.

Qual o resultado normal do exame Sedimentoscopia?

Quando os resultados da sedimentoscopia de urina mostram algumas células epiteliais ou raras células epiteliais, o exame pode ser considerado normal. A presença de poucas células podem ser resultado de uma descamação normal da uretra, ou de contaminação da amostra de urina analisada.

Como é feito a centrifugação da urina?

Colocar 5 a 10 mL da amostra de urina em tubo cônico. Centrifugar por 5 a 10 min (10 rpm). Desprezar o sobrenadante, deixando apenas 0,5 mL a 1 mL no tubo. Ressuspender o sedimento.

Como é feito o sumário de urina?

A coleta do sumário de urina é bem simples. Basta o paciente colher, preferencialmente, a primeira urina da manhã. Se não for possível, é preciso esperar um intervalo de duas a quatro horas após a última micção. “O paciente deve desprezar o primeiro e o último jato de urina.

Postagens relacionadas: