São características do biofilme Periodontopatogênico?

São características do biofilme Periodontopatogênico?

São características do biofilme Periodontopatogênico?

O biofilme periodontopatogênico forma-se com a ausência da higiene bucal, enquanto o biofilme cariogênico resulta da má higiene associada ao consumo de sacarose, de forma que o controle preventivo da cárie e da doença periodontal baseia-se na remoção e na desorganização desse biofilme por meio da escovação dentária2,3.

Quais são os primeiros microrganismos colonizadores do biofilme?

Numa fase inicial, 15 minutos a 8 horas após limpeza adequada, o dente é colonizado por estreptococos e por alguns bastonetes Gram-positivos. Se durante essa fase, houver disponibilidade de sacarose proveniente da dieta do hospedeiro, poderá ocorrer implantação de Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus.

Qual a importância da película e co agregação bacteriana?

Algumas das bactérias em divisão produzem também uma matriz de PEC, a qual favorece o acúmulo, agregação e co-agregação de outros microrganismos na placa. nutrientes, pois contém carboidratos, glicoproteínas, proteínas e diversos íons importantes para o metabolismo microbiano.

Qual a composição do biofilme?

Os biofilmes são constituídos por microrganismos, material polimérico extracelular e resíduos do ambiente colonizado, aderidos a uma superfície sólida, formando uma estrutura porosa e altamente hidratada, contendo pequenos canais, abertos por entre as microcolónias (Allison, 2003; Sutherland et al., 2001).

Como o biofilme mineralizado?

Estes biofilmes mineralizados, que conhecemos como cálculo, são formados por cristais de vários tipos de fosfatos de cálcio, desenvolvem-se acima ou abaixo da margem gengival livre (supra ou subgengival) como depósitos moderadamente duros, de cor branca, amarelada e/ou escurecida.

Quais são as cinco fases de formação do biofilme dentário em ordem cronológica )?

Sua formação se dá por meio de cinco etapas principais: adesão inicial, adesão irreversível, formação da arquitetura do biofilme, amadurecimento e desprendimento e formação de novo biofilme.

Como podemos classificar os biofilmes?

Os biofilmes podem ser classificados, quanto sua origem, de duas maneiras: naturais ou sintéticos. Os naturais são formados a partir da aglomeração de microorganismos que estão dispostos em uma superfície coberta por água e unidos devido à secreção de uma substância viscosa, como exemplo o limbo.

O que é co agregação?

f) Co-agregação: é a agregação entre microrganismos da mesma espécie ou entre espécies diferentes, favorecendo sua adesão sobre a superfície dentária.

O que as bactérias pioneiras fixam?

Espécies bacterianas pioneiras protegem a superfície dental por competir com os microorganismos patógenos pelos sítios de ligação da película dental adquirida.

Qual a história da colonização?

  • Colonização é o processo pelo qual os seres humanos ocuparam novos territórios pelo mundo. Uma colonização pode ter como objetivo a habitação ou a exploração de recursos.. O período da colonização na Idade Moderna se inicia no final do século XIV, com o crescimento econômico de países europeus e asiáticos.

Quando se iniciou a colonização do território brasileiro?

  • A colonização do território brasileiro pelos portugueses se iniciou, de fato, em 1530 e se estendeu até 1822. Mas se os portugueses chegaram no território brasileiro em 1500, por que a colonização se iniciou apenas em 1530?

Qual o ambiente mais favorável à colonização?

  • Embora degradado, este ambiente oferece condições mais favoráveis à ocupação de novas comunidades, o que torna a colonização das espécies pioneiras mais rápida. São exemplos de locais que sofrem sucessão secundária áreas destruídas por queimadas ou desmatamento e campos de cultivo abandonados.

Como foi a colonização portuguesa?

  • A colonização portuguesa foi marcada pelo uso da violência e trabalho escravo. Grande parte dos indígenas que sobreviveram eram utilizados como mão de obra escrava, que seria ampliada anos mais tarde com os negros trazidos da África. Convencionou-se tratar como “descobrimento do Brasil” a chegada dos portugueses na região.

Postagens relacionadas: