O que é o Confucionismo?

Índice

O que é o Confucionismo?

O que é o Confucionismo?

O Confucionismo é uma corrente filosófica e ética baseada nos ensinamentos de Kung-Fu-Tzu, o Confúcio. Até o início de século XX, por mais de dois mil anos, foi a principal doutrina da China. ... Além disso, no confucionismo não há igrejas, templos ou qualquer organização em formato de clérigo.

Como se deu a formação do Confucionismo?

Através da influência da cultura chinesa no leste asiático, a ideologia confucionista se espalhou pelos países da região, como o Japão, a Coreia e o Vietnã. No século XII, o filósofo Zhu Xi comentou os quatro livros confucianos e se tornou o principal nome da escola neoconfucionista.

Quais são os deuses do Confucionismo?

Princípios do confucionismo No confucionismo não existe um deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes. O alicerce místico de sua doutrina é a busca do Tao, conceito herdado de pensadores religiosos anteriores a Confúcio. O tao é a fonte de toda a vida, a harmonia do mundo.

Como o Confucionismo vê a educação?

Uma das principais influências de Confúcio foi sobre a educação. No Confucionismo, ser uma pessoa sábia é um ideal a ser buscado, como uma forma de enobrecimento do próprio homem. Dessa forma, ele defendia que todos deveriam ser educados, não obstante sua classe social, retirando da nobreza o privilégio da educação.

Quais os textos do Confucionismo?

O Confucionismo não tem um único livro sagrado, mas diversas obras textuais que orientam os seguidores da doutrina. Entre elas estão os Anacletos, ou em chinês Lun Yu, que reúne os ensinamentos de Confúcio, o Mengzi, livro escrito por Mêncius, o segundo sábio do confucionismo, e o Wu Ching, ou os cinco clássicos.

Quais são os pensamentos do confucionismo?

  • O Confucionismo tem, além dos pensamentos filosóficos, ideias políticas, pedagógicas, morais e religiosas. Comparando-o com qualquer corrente religiosa ocidental, o Confucionismo pode ser caracterizado como uma doutrina dogmática, pois baseia-se nas antigas tradições chinesas e, ao mesmo tempo, inovadores em termos de racionalismo.

Quais são os atributos do confucionismo?

  • Principais Atributos do Confucionismo. Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, ...

Qual é a origem do Confúcio?

  • Confúcio, forma latina de Kǒng Fūzǐ (孔夫子), filósofo chinês do século VI a.C, compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos.

Quais são os adeptos do confucionismo?

  • Em diversos países do mundo, principalmente orientais, existem adeptos do confucionismo. - Acredita-se que existam cerca de 6,6 milhões de adeptos do confucionismo no mundo todo (estimativa para o ano de 2020).

Postagens relacionadas: