Qual é o significado de quiasma?

Índice

Qual é o significado de quiasma?

Qual é o significado de quiasma?

Quiasma é um conceito que deriva da língua grega, cuja etimologia remete para algo que se dispõe de forma cruzada. A noção é usada em biologia para designar o cruzamento que fazem certas estruturas de tipo orgânico.

O que é quiasma quando ele surge?

Um quiasma é um ponto de contato entre as cromátides irmãs que se forma durante a meiose, um processo de divisão e replicação celular usado por uma grande variedade de organismos. No quiasma, as cromátides podem trocar informações genéticas, resultando em novas combinações de material genético.

O que é Quiasmo exemplos?

Adormeci. O quiasmo expressar-se-ia da seguinte forma: “Acordei, peguei num libro e comecei a ler. Quando acabei de ler, deixei o libro e adormeci”. Outro exemplo de quiasmo poderia ser o seguinte: “Quando faço por me lembrar, não me lembro, mas às vezes lembro-me sem fazer por isso”.

O que significa a figura de linguagem Quiasmo?

Significado de Quiasmo substantivo masculino [Retórica] Estrutura em que as palavras da primeira frase são repetidas, na segunda, mas com a ordem inversa. [Gramática] Processo estilístico que consiste em formar uma antítese, dispondo em ordem inversa e cruzada os elementos que a constituem; antimetábole.

Quando ocorre a quiasma?

Quando observamos a bivalente de perto, vemos que existem regiões em que os braços de cromossomos homólogos se cruzam, formando um X. Essa formação é o quiasma. Ele é a principal estrutura responsável por manter os homólogos unidos. Uma função muito importante do quiasma é a recombinação ou crossing-over.

Como se forma o quiasma óptico?

O quiasma óptico é uma estrutura em formato de X formada pelo encontro de dois nervos ópticos. Localiza-se na parte anterior do assoalho do III ventrículo. Recebe as fibras dos nervos ópticos, que ai cruzam em parte e continuam nesse trato que se dirigem aos corpos geniculados laterais.

Postagens relacionadas: