O que é o projeto interdisciplinar?

Índice

O que é o projeto interdisciplinar?

O que é o projeto interdisciplinar?

O Projeto Interdisciplinar adota como princípio o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento, em que o processo de aquisição do saber é mais importante que o próprio saber. O professor deve atuar, nesse contexto, como um facilitador da autonomia dos alunos.

Qual é a diferença entre transversalidade e interdisciplinaridade?

A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar. ... Os objetivos e conteúdos dos temas transversais devem estar inseridos em diferentes cenários de cada uma das disciplinas.

Qual o objetivo de um projeto interdisciplinar?

O objetivo principal do projeto interdisciplinar é oportunizar aos discentes uma aprendizagem diferenciada dos conteúdos programáticos, através de uma prática multidisciplinar e interdisciplinar que busque integrar assuntos e conhecimentos diversos de diferentes disciplinas, aplicando-os na resolução de um problema ...

Para que serve o projeto interdisciplinar?

Os projetos interdisciplinares na escola são objeto de muitas discussões entre educadores. Como vimos no post da semana passada, esse tipo de abordagem ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e ajuda a estabelecer uma relação entre os saberes das diversas áreas.

Quais são as disciplinas mais interdisciplinares?

  • Aproveite também disciplinas como Robótica e Programação, pois são algumas das matérias que mais podem ser incluídas em atividades interdisciplinares, além de incentivar a cultura maker, em que os alunos “põem a mão na massa” e “aprendem fazendo”. 5. Adote materiais didáticos com proposta interdisciplinar

Como a interdisciplinaridade é discutida?

  • No capítulo "Interdisciplinaridade e Matemática" (p.97-111), a interdisciplinaridade é discutida a partir das dimensões epistemológica, praxiológica e ontológica, o que possibilita reflexões de ordem metodológica no processo pedagógico.

Qual a interdisciplinaridade na Escola?

  • Na escola, a interdisciplinaridade ganha mais sentido no movimento que vai além da busca das conexões de conteúdos entre as disciplinas visando à interação professor-aluno, aluno-aluno e escola-família, para dotar de significados os conteúdos da realidade (relação teoria/prática).

Qual a interação entre as disciplinas?

  • Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas.

Postagens relacionadas: