Quais são os elementos da intertextualidade?

Quais são os elementos da intertextualidade?

Quais são os elementos da intertextualidade?

Quais são os principais tipos de intertextualidade?

  • Paráfrase. Na paráfrase, a intertextualidade incide na temática. ...
  • Paródia. Já na paródia ocorre a alteração da temática do texto base de maneira que a ideia expressada nele seja contrariada. ...
  • Referência ou alusão. ...
  • Epígrafe. ...
  • Pastiche. ...
  • Citação.

O que são elementos Intratextuais?

Significado de Intratextual Diz-se do que está num texto, mas se baseia em outras fontes: citação intratextual; referência intratextual. Que está no modo de composição das páginas de um livro. ... Infra + textual.

O que que é intertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

O que são elementos Extratextuais e Intratextuais?

O modelo de análise textual de Nord é composto por duas grandes seções: os fatores extratextuais (que podem ser analisados antes da leitura do texto, uma vez que se referem essencialmente à situação na qual o texto é produzido e utilizado) e intratextuais (que se referem ao texto em si).

Quais são os exemplos de intertextualidade?

  • Intertextualidade na Literatura. Fenômeno recorrente nas produções literárias, segue alguns exemplos de intertextualidade. O poema de Casimiro de Abreu (), “ Meus oito ano s”, escrito no século XIX, é um dos textos que gerou inúmeros exemplos de intertextualidade, como é o caso da paródia de Oswald de Andrade “Meus oito anos”, ...

Qual é a intertextualidade do poema?

  • Esse tipo de estratégia textual é muito comum na literatura brasileira, recorrente principalmente no gênero poema. Veja outro exemplo de intertextualidade: Canção do Exílio. (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas,

Quais os exemplos de intertextualidade existentes na literatura brasileira?

  • Dos diversos exemplos de intertextualidade existentes na literatura brasileira, um dos mais conhecidos é o poema Canto de Regresso à Pátria, de Oswaldo de Andrade, cujo texto fonte é o poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias. Não gorjeiam como lá. Nossa vida mais amores. Onde canta o Sabiá.

Como é apresentada a intertextualidade direta?

  • Não é apresentada a intertextualidade de forma direta, mas sim através da apresentação de características simbólicas. A mais bonita de todas era sem dúvida Helena - a minha filha e não a outra. Na citação, ocorre uma intertextualidade direta, havendo a reprodução de parte do texto fonte.

Postagens relacionadas: