O que é um equivalente de caixa?

O que é um equivalente de caixa?

O que é um equivalente de caixa?

Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

Quais são os ativos que compõem naturalmente o caixa?

Inclui dinheiro, cheques em mãos recebidos e ainda não depositados, pagáveis sem restrição e imediatamente. Há basicamente dois tipos de controle da conta Caixa, o Fundo fixo e o Caixa flutuante.

Como calcular o fluxo de caixa pelo método direto?

Fluxo de Caixa Direto

  1. Identificar as contas no BP relacionadas com as de DRE;
  2. Calcular o saldo final hipotético (saldo inicial da conta Balanço Patrimonial acrescido do valor da conta relacionada na Demonstração de Resultado do Exercício);
  3. Comparar o saldo final hipotético com o saldo final real;

Para que uma determinada aplicação seja considerada no balanço patrimonial como caixa ou equivalente de caixa ela deve atender a três requisitos Quais são eles?

Para que uma determinada aplicação seja considerada como caixa ou equivalente de caixa, ela deve atender a três requisitos: Liquidez imediata; Prazo de resgate inferior a 90 dias; Insignificante risco de mercado.

Qual destes itens não afeta o caixa e equivalentes?

itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões, tributos diferidos, ganhos e perdas cambiais não realizados e resultado de equivalência patrimonial quando aplicável; e. todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento.

Quais as contas que fazem parte do disponível?

O disponível é composto pelas exigibilidades imediatas, representadas pelas contas de caixa, banco conta movimento, cheques para cobrança e aplicações financeiras.

Quais as contas que entram no Fluxo de caixa?

Na ferramenta de fluxo de caixa, devem ser registrados:

  • Vendas à vista em dinheiro, cheque, cartões; vendas a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros.
  • Compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos.

Postagens relacionadas: