O que é equipamentos intrinsecamente seguros?

O que é equipamentos intrinsecamente seguros?

O que é equipamentos intrinsecamente seguros?

Tarefas que são certificadas como "intrinsecamente seguras" são desenvolvidas para ser incapazes de liberar energia suficiente, através de meios térmicos ou elétricos, para causar ignição em materiais infl amáveis (gases ou partículas de poeira).

Qual grupo a proteção ex D é utilizada?

Tipos de proteção para uso em zonas 0, 1, 2 O tipo de proteção Ex d “invólucro à prova de chamas” permite a ignição de uma explosão dentro do instrumento elétrico. No entanto, o design construtivo robusto do instrumento impede que essa explosão escape do instrumento e, assim, se propague até a atmosfera explosiva.

Quais são os testes para certificação de áreas classificadas?

  • Execução de classificação de áreas;
  • Projeto e seleção de equipamentos “Ex” e de instalações em áreas classificadas;
  • Montagem e testes de equipamentos “Ex” e de instalações em áreas classificadas;
  • Inspeção visual, apurada e detalhada de equipamentos “Ex” e de instalações em áreas classificadas;

O que é proteção intrinsecamente segura?

Noções Básicas de Segurança Intrínseca Segurança intrínseca (SI) é uma abordagem ao projeto de equipamentos instalados em áreas perigosas. A ideia é reduzir a energia disponível a um nível baixo demais para causar ignição. Isso significa prevenir faíscas e manter temperaturas baixas.

O que é considerado um líquido intrinsecamente seguro?

Intrinsecamente Seguro: situação em que o equipamento não pode liberar energia elétrica ou térmica suficientes para, em condições normais ou anormais, causar a ignição de uma dada atmosfera explosiva, conforme expresso no certificado de conformidade do equipamento.

O que é equipamento exi?

2.7 Equipamentos de Segurança Intrínseca – Ex i São aqueles que em condições normais (isto é, abertura e fechamento do circuito) ou anormais (curto circuito, falta à terra) não liberam energia suficiente para inflamar a atmosfera explosiva.

Qual é a norma utilizada no Brasil para área classificada?

A ABNT NBR IEC 60079- define área classificada como: “Área na qual uma atmosfera explosiva está presente, ou pode estar presente, em quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos”.

Por que a presença de equipamentos elétricos em atmosferas explosivas?

  • A presença de equipamentos elétricos em áreas com atmosferas explosivas constituem uma das principais fontes de ignição dessas atmosferas, quer pelo centelhamento normal como na abertura e fechamento de contatos, como devido a temperatura elevada atingida pelo mesmo em operação normal ou em falhas.

Qual o tipo de proteção para equipamentos pressurizados?

  • 2.4 Equipamentos Pressurizados – Ex p Neste tipo de proteção uma pressão positiva superior à pressão atmosférica, é mantida no interior do invólucro de modo a evitar a penetração de uma atmosfera explosiva que venha a existir ao redor do equipamento.

Quais as atmosferas propícias a uma explosão?

  • Atmosferas propícias a uma explosão podem ser encontradas nos mais diversos segmentos da Indústria como o Petroquímico, Alimentício, Usinas de Açúcar e Etanol, Farmacêutico, Têxtil, Papel e Celulose entre tantos outros. À Prova de Explosão (Ex db): Motores aptos para Zona 1 e 2, Grupos de gás IIA, IIB e IIC e classe de temperatura T4.

Qual a proteção para equipamentos elétricos?

  • O equipamento elétrico é imerso em óleo de tal modo que não inflame uma atmosfera inflamável acima do líquido ou na parte externa do invólucro. Este tipo de proteção é aplicável somente para equipamentos fixos. Aplicação: Zonas 1 e 2.

Postagens relacionadas: