Quais são os crimes abstratos?

Índice

Quais são os crimes abstratos?

Quais são os crimes abstratos?

São de perigo abstrato o tráfico de drogas, o porte de armas, a embriaguez ao volante e tantos outros tipos penais cuja redação indica apenas a conduta, sem qualquer menção ao resultado.

Quais são os crimes de perigo concreto?

De perigo concreto: é o crime de perigo cuja configuração requer a demonstração de que o bem jurídico efetivamente foi posto em perigo. É exemplo o crime de incêndio, em que o perigo deve ser demonstrado. ... Seria o crime de perigo em que deve ser demonstrado o risco, mas não a pessoa certa e determinada.

O que é um crime abstrato?

Crimes de perigo abstrato são aqueles que não exigem a lesão de um bem jurídico ou a colocação deste bem em risco real e concreto. São tipos penais que descrevem apenas um comportamento, uma conduta, sem apontar um resultado específico como elemento expresso do injusto.

São de perigo abstrato entre outros os seguintes crimes?

São crimes de perigo abstrato os crimes contra a paz pública, o meio ambiente, a saúde pública, a segurança viária, a economia etc.

O que é um crime de perigo concreto?

"Subdivide-se em : a) crime de perigo concreto, quando a realização do tipo exige a existência de uma situação de efetivo perigo; b) crime de perigo abstrato, no qual a situação de perigo é presumida, como no caso de quadrilha ou bando, em que se pune o agente mesmo que não tenha chegado a cometer nenhum crime; c) ...

O que é perigo concreto e abstrato?

No crime de perigo abstrato (ou puro), o risco advindo da conduta é absolutamente presumido por lei, bastando a violação da norma. Já no crime de perigo concreto, o risco deve ser comprovado. A acusação tem o dever de demonstrar que da conduta houve perigo real para vítima certa e determinada.

Quais são os crimes de perigo abstrato?

  • Crimes de perigo abstrato são aqueles que não exigem a lesão de um bem jurídico ou a colocação deste bem em risco real e concreto. São tipos penais que descrevem apenas um comportamento, uma conduta, sem apontar um resultado específico como elemento expresso do injusto. Os crimes de perigo abstrato não há a especificação de ...

Quais são os crimes de perigo?

  • São crimes de perigo abstrato os crimes contra a paz pública, o meio ambiente, a saúde pública, a segurança viária, a economia etc. Tem-se justificado esta tendência pelo fato de vivermos numa sociedade que para seu desenvolvimento (ou desenvolvimentismo) requer-se a assunção de maiores e novos riscos (princípio da precaução).

Qual a importância dos bens guardados pelos perigos abstratos?

  • É inegável a importância dos bens guardados pelos tipos de perigo abstrato, no entanto o Direito Penal não é o exclusivo instrumento e nem o mais apropriado para protegê-los.

Qual a presunção legal do crime?

  • Não existe presunção legal, contudo, a configuração do crime vai depender de comprovação concreta de que existiu risco de perigo e de lesão. A análise da ocorrência de perigo é feita mediante verificação de que a conduta gerou ou não um perigo de dano no caso concreto.

Postagens relacionadas: