O que são equipamentos sociais e sua importância no contexto da saúde?

O que são equipamentos sociais e sua importância no contexto da saúde?

O que são equipamentos sociais e sua importância no contexto da saúde?

Os equipamentos sociais são a estruturação destas ações, é um instrumento das redes que objetiva basicamente fortalecer a população local, minimizar os problemas sociais existentes, ser um local de articulação de políticas socais.

Por que é importante reconhecer o território no âmbito da gestão da atenção básica?

É importante compreender o território como um lugar de interação entre diferentes grupos sociais, que, apesar de compartilharem o mesmo espaço, podem apresentar diferentes modos de vida, relações de trabalho e relações com o ambiente (BARCELLOS et al, 2002).

Quais são os equipamentos urbanos?

São considerados equipamentos urbanos comunitários os equipamentos públicos de educação, cultura, saúde, lazer e similares”. Também são considerados equipamentos públicos, os de abastecimento de água, serviços de esgotos, energia elétrica, coleta de águas pluviais, rede telefônica e gás canalizado.

O que é a territorialização e como ocorre o acesso aos serviços de saúde dentro da rede de atenção?

Nesse contexto, a territorialização em saúde se coloca como uma metodologia capaz de operar mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes, desenhando novas configurações loco-regional, baseando-se no reconhecimento e esquadrinhamento do território segundo a lógica das relações entre ambiente, ...

Qual a relação da territorialização na atenção básica?

Resumo. A territorialização da Atenção Básica à Saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. ... Por isso, a territorialização reflete o próprio modelo de atenção que se propõe no Brasil.

Quais são os equipamentos sociais?

  • Os equipamentos sociais são a estruturação destas ações, é um instrumento das redes que objetiva basicamente fortalecer a população local, minimizar os problemas sociais existentes, ser um local de articulação de políticas socais. Neles, podemos combinar ações de várias maneiras de modo a atender às necessidades específicas de cada município.

Qual é o conceito do território?

  • “O território só se torna um conceito utilizável para a análise social quando o considerarmos a partir do seu uso, a partir do momento em que o pensamos juntamente com aqueles atores que deles se utilizam” BARCELLOS C, SANTOS SM.

Qual o papel da identidade territorial na gestão dos equipamentos culturais?

  • O objetivo deste artigo é discutir o papel da identidade territorial na gestão dos equipamentos culturais como estratégia de fortalecimento de vínculos entre estas organizações e seus territórios de atuação, capaz de gerar benefícios organizacionais, interorganizacionais e territoriais.

Quais são as necessidades de saúde do território?

  • STARFIELD, B.Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO/Ministério da Saúde, 2002. 726p. População Adscrita Família Pessoa Humana Território Especialidades Hospitais Plantões 24h Referência & Contra-Referência Territorialização: em função das condições de vida e de saúde Território?

Postagens relacionadas: