Quais são os conceitos de qualidade?

Índice

Quais são os conceitos de qualidade?

Quais são os conceitos de qualidade?

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

Quais são os cinco atributos da qualidade?

  • Características/especificações (Atributos dos produtos) ...
  • Desempenho (Características operacionais básicas ) ...
  • Conformidade (Grau de concordância com especificações) ...
  • Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ...
  • Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ...
  • Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)

Quais são os conceitos da gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda a empresa. Está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente, fazendo com que seja um requisito obrigatório para toda empresa que quer se manter no mercado.

O que é um produto ou serviço de qualidade?

A qualidade do produto ou serviço se refere basicamente ao nível em que este entregável atende aos requisitos previamente estabelecidos para ele.

Qual a definição da qualidade?

  • Esta definição leva-nos a pensar em termos como, fiabilidade, adequabilidade, durabilidade, que na realidade são características individuais que em conjunto constituem a qualidade do produto. Então para haver gestão da qualidade, esta deve começar por ser definida ou especificada.

Qual é um sistema de qualidade?

  • Sistemas de qualidade. Um sistema de qualidade é um mecanismo que coordena e mantém as atividades necessárias para garantir que as características de produtos, processos ou serviços estejam dentro de certos limites. Envolve todas as partes de uma organização que direta ou indiretamente afetam essas atividades.

Como definir a qualidade de um produto?

  • Podemos definir a Qualidade de um produto como sendo o grau de satisfação dos requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas, ou seja, de uma combinação de características do projecto e da produção, determinante na satisfação que o produto possa proporcionar ao consumidor, durante o seu uso.

Qual é o controle de qualidade?

  • O controle de qualidade é a ciência de manter essas características ou qualidades dentro de certos limites. Em um ambiente de fabricação ou serviço, existem duas categorias principais de qualidade: Qualidade do design. Refere-se ao nível de características que os designers especificam para um produto.

Postagens relacionadas: