Como se caracteriza o esporte adaptado?

Índice

Como se caracteriza o esporte adaptado?

Como se caracteriza o esporte adaptado?

Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. Para tanto regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas2.

Qual é o objetivo do esporte adaptado?

O projeto tem como objetivo desenvolver esportes adaptados em diferentes modalidades a pessoas com deficiência física, bem como desenvolver as capacidades e habilidades motoras dos participantes; melhorar a aptidão física através do esporte; estimular o desenvolvimento de suas potencialidades e possibilidades; promover ...

Como praticar esporte de maneira adaptada?

Mesmo para quem vai praticar esportes coletivos, como futebol ou basquete, por exemplo, comece devagar, jogue o primeiro tempo, até seu corpo ir acostumando. Depois você já estará se sentindo mais confortável para jogar a partida do começo ao fim. Não se prive do que ajuda a melhorar sua qualidade de vida.

Quais são os esportes adaptados mais praticados?

5 tipos de esportes adaptados mais praticados no Brasil

  1. Basquete. No basquete, a altura da tabela, as dimensões da quadra e as regras gerais são iguais às do basquete tradicional. ...
  2. Natação. ...
  3. Tênis de mesa. ...
  4. Atletismo. ...
  5. Bocha.

Qual era o objetivo do esporte adaptado quando ele surgiu?

O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, com atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como natação e atletismo para deficientes visuais.

Qual a importância do esporte adaptado?

  • O esporte adaptado caracteriza-se como uma grande oportunidade para que o indivíduo com necessidades especiais possa desenvolver uma atividade física, deixando de lado o sedentarismo e o isolamento social.

Por que o esporte adaptado é mais prazeroso?

  • Souza (1994), enfatiza que o esporte adaptado deve ser considerado como uma alternativa lúdica e mais prazerosa, sendo este parte do processo de reabilitação das pessoas portadoras de deficiências físicas.

Quais são as modalidades esportivas?

  • Apresentaremos algumas das modalidades esportivas, as mais conhecidas, que podem ser praticadas pelos deficientes físicos, sendo: Arco e flecha: Esta modalidade esportiva pode ser praticada por atletas andantes como amputados ou por atletas usuários de cadeiras de rodas como os lesados medulares.

Qual o esporte adaptado para deficientes?

  • O esporte adaptado, ou esporte inclusivo, compreende o esporte direcionado para os deficientes. Dessa forma, diversos aparelhos e locais são adaptados de acordo com as necessidades e tipos de deficientes, para que eles também tenham a oportunidade de praticar. Portanto, após a adaptação, criou-se diversos campeonatos mundiais para deficientes, ...

Postagens relacionadas: