O que é estruturas de contenção?

O que é estruturas de contenção?

O que é estruturas de contenção?

Estruturas de contenção ou de arrimo são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha.

Como são classificadas as estruturas de contenção?

As estruturas de contenção podem ser designadas por autoportantes, monoapoiadas e multiapoiadas. As cortinas autoportantes são enterradas no solo e, devido à mobilização do empuxo passivo à frente da cortina, é dispensado qualquer outro elemento de apoio.

Para que servem as estruturas de contenção?

São estruturas projetadas para resistir a empuxos de terra e/ou água, cargas estruturais e quaisquer outros esforços induzidos por estruturas vizinhas ou equipamentos adjacentes (Joopert Jr., 2007). A estrutura de contenção deve proporcionar a integridade dos vizinhos durante a escavação.

Quais as classificações das contenções?

Por exemplo, algumas classificações dos tipos de contenção são apresentadas a seguir: pela existência ou não da contenção em si: contidas; em talude. Pela transitoriedade da contenção: provisórias; definitivas. Pelo funcionamento estrutural da contenção: flexíveis; rígidas.

O que é contenção de obra?

Obras de contenção são as principais aliadas estruturais para conter a erosão do solo e trazer estabilidade para terrenos com deformidades. ... Em obras de contenção isso é essencial para garantir uma construção de qualidade e prevenir possíveis problemas estruturais no futuro.

Como se caracteriza uma estrutura em contenção por gabiões?

A Contenção em Gabião do tipo caixa possuem uma estrutura metálica em forma de paralelepípedo, produzida a partir de uma única malha hexagonal de dupla torção, formando a base, a tampa e as paredes frontal e traseira. A malha da base é unida com painéis durante a fabricação, formando os diafragmas e as paredes.

Quando devemos usar contenção nos solos?

Elas são necessárias quando a estrutura geológica de um terreno é alterada, seja por cortes ou escavação, uma vez que essas pioram a estabilidade do solo. Como a água é o principal fator na alteração da estabilidade, independentemente do método de contenção, é imprescindível um sistema de drenagem adequado.

O que é uma cortina de contenção?

As cortinas são elementos de contenção muito utilizados em escavações para projetos de fundações e de obras subterrâneas. ... Quando se utilizam perfis metálicos em escavações em terreno de argila mole, onde os empuxos são muito elevados, costuma-se executar uma blindagem com chapas de aço soldadas nos perfis verticais.

Qual a função da estrutura de contenção?

  • INTRODUÇÃO As estruturas de contenção visam como funcionalidade principal, conter maciços de solos, no qual requerem o máximo de segurança estrutural possível, a fim de evitar e proteger a integridade da estrutura e/ou de bens e pessoas.

Quais são os tipos de contenção?

  • Atualmente, existem vários tipos de sistemas de contenção. Eles podem ser classificados como contidas, em talude, provisórias, escavações contidas ou não, definitivas, rígidas, flexíveis, escoradas e não escoradas. Cada uma dessas estruturas possui processos de execução diferenciados e são indicadas para projetos específicos.

Qual a estrutura de contenção rígida?

  • As estruturas de contenção rígidas geralmente são estruturas corridas verticais ou quase verticais, geralmente apoiadas sobre uma fundação rasa. Podem ser construídas em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado) ou ainda de elementos especiais (Figura 2.3).

Qual o comportamento das estruturas de contenção ancoradas?

  • O comportamento das estruturas de contenção ancoradas depende, em geral, de vários fatores, e seu entendimento pode ser facilitado, em consequência da amplitude do assunto, se as estruturas de contenção forem classificadas em estruturas rígidas e flexíveis (Figura 2.1). a) b)

Postagens relacionadas: